Construa uma escala termométrica

Gostaria de saber mais sobre os termómetros? Criar a sua própria escala termométrica?
Então vá a este website, escolha a sua própria escala e veja qual a fórmula matemática a aplicar no seu caso.

Termómetros

Desenvolvido durante os séculos XVI e XVII, o termómetro é um dispositivo que mede a temperatura ou o gradiente de temperatura utilizando uma variedade de diferentes princípios. Um termómetro tem dois elementos importantes: o sensor de temperatura (ex. a bolha do termómetro de mercúrio) em que ocorre uma mudança física com a temperatura; e o meio de conversão dessa mudança física num valor numérico (ex. a escala no termómetro de mercúrio).

Ler mais na Wikipedia.

A Escala Farenheit

Fahrenheit é a escala de temperatura  proposta em 1724 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686–1736). Nesta escala, a mudança da água para gelo é definida como sendo 32 ºF (grau Fahrenheit), enquanto que o ponto de ebulição da água corresponde a 212 ºF. Esta escala de temperatura foi substituída pela de Celsius, na maioria dos países, duranto fins de meados do séc XX, mas mantém-se como a escala oficial dos Estados Unidos, Ilhas Cayman e Belize.
Ler mais na Wikipedia.

 

A Escala Celsius

Credit: uoregon.edu
Celsius é uma escala e unidade de medida para a temperatura. Foi assim denominada dois anos depois da morte do astrónomo sueco Anders Celsius (1701–1744), que desenvolveu uma escala de temeperatura semelhante. O grau Celsius (°C) pode referir um valor específico da temperatura na escala Celsius ou como unidade para indicar um intervalo de temperatura, a diferença entre duas temperaturas ou uma incerteza. A unidade foi conhecida, erradamente, até 1948 como “centígrada” do Latin “centum” que significa 100 e “gradus” que significa “passos“.
Outro pormenor, é que na comunicação social é hábito ouvir 21 graus, em vez de referir 21 ºC (vinte e um grau Celsius).
Desde 1744 até 1954, 0 °C (zero grau Celsius) foi definido como sendo o ponto de solidificação da água e 100 °C (cem grau Celsius) foi definido como o ponto de ebulição da água, ambos com a pressão de uma atmosfera padrão e com o mercúrio como sendo o material usado. Ainda hoje se ensina estas correlações na escola. Por acordo internacional a unidade “grau Celsius” e a escala Celsius são definidas atualmente por duas temperaturas diferentes: o zero absoluto, e o ponto triplo da água especialmente purificada. Esta definição também permite relacionar a escala Celsius com a escala  kelvin, que define a unidade base no SI (Sistema Internacional de Unidades) da temperatura termodinâmica com o símbolo K. O zero absoluto, que é a menor temperatura possível em que a matéria tem o seu mínimo de entropia, é definida como sendo pecisamente 0 K (zero kelvin), ou seja −273.15 °C. A temperatura do ponto triplo da água é definido precisamente com o valor 273.16 K, ou seja 0.01 °C.
Esta definição fixa a amplitude dos dois valores de temperatura, grau Celsius e o kelvin,  como sendo 1 parte em 273.16 (aproximadamente 0.00366) da diferença entre o zero absoluto e o valor do ponto triplo da água.
Ler mais na Wikipedia.

Outras escalas de temperaturas:

A Escala Rankine, a escala Delisle, a escala Newton, a escala Réaumur, a escala Rømer.

2 comentários

  1. Só um pequeno preciosismo: A palavra “kelvin” (nome da unidade), de acordo com as normas do S.I., é escrita com letra inicial minúscula (excepto no princípio das frases), enquanto que o símbolo para o kelvin é sempre um K maiúsculo.
    Abraço! 🙂

    1. Tens razão Nuno. Conferi agora no “Sistema Internacional de Unidades” do autor Guilherme de Almeida, Editora Plátano (que desde já recomendo para todos).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.