Foi descoberta na Gronelândia a mais antiga e maior cratera existente na Terra de que se tem conhecimento.
A cratera com 100 kms de diâmetro foi formada por um impacto de um asteróide com cerca de 30 kms de diâmetro, há cerca de 3 mil milhões de anos.
A cratera já sofreu modificações, nomeadamente a erosão do vento e da água existente na Terra. O impacto original poderá ter produzido uma cratera 5 vezes maior (daí estar a ser divulgada como sendo a maior cratera original descoberta até hoje, já que a cratera Vredefort, na África do Sul, tem “somente” 2 mil milhões de anos de idade e 300 kms de diâmetro – também sofrendo erosão do tempo).
Originalmente, o impacto deve ter-se dado no mar e terá produzido tsunamis gigantescos. A evidência para isto é a existência de rochas que foram preservadas com alterações, nomeadamente devido a fissuras criadas pela penetração de água do mar nessa crosta terrestre aquando do impacto.
A descoberta foi feita por uma equipa internacional de cientistas que pertencem a diferentes instituições: Geological Survey of Denmark and Greenland (GEUS), Cardiff University, Lund University, e Institute of Planetary Science.
Lembremo-nos que o evento que vitimou os dinossauros, foi devido primariamente a um impacto de um asteróide de cerca de 10 kms que produziu uma cratera de 180 kms de diâmetro.
Ou seja, este evento foi muito pior, e terá certamente tido consequências na evolução da vida (microbiana) da altura.
Se isto acontecesse hoje, diríamos “adeus” aos Humanos e certamente a mais de 90% da vida na Terra…
Já agora, só como comparação, se hoje este asteróide caísse em Portugal… pulverizava o país inteiro!
2 comentários
1 ping
Daquilo que se sabe, a alteração mais significativa nesta altura (+ ou – 3 mil milhões de anos), foi o aparecimento dos primeiros organismos a utilizar oxigéno (em vez do dióxido de carbono)… se calhar com uma ‘ajuda’ extra-terrestre!!! (eheheh…!!!)
Abraços
Pseudos afirmando que finalmente encontraram a entrada pra Terra Oca em 5,4,3…
[…] Clovis. Mamutes. Tunguska (aqui). Devoniano. Bactérias. Bactérias. Alterações Climáticas. Maior cratera. Brasil. Viagem do […]