Como será a vida extraterrestre?
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
11 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O universo e infinito?
Cumprimentos
João,
O Universo é finito, pois teve um início (evento BIG BANG), no entanto, o Universo não possui bordas ou fronteiras.
https://www.astropt.org/2015/09/14/big-bang-o-comeco-de-tudo/
É muito importante, contudo, entender o conceito de UNIVERSO OBSERVÁVEL, que corresponde a fração de ‘todo o Universo’ a qual nós conseguimos estudar/medir/observar.
Ilustração: https://en.wikipedia.org/wiki/Observable_universe#/media/File:Observable_universe_logarithmic_illustration.png
“O *Universo Observável* é uma região em forma esférica do Universo que compreende toda a matéria que pode ser observada da Terra ou de seus telescópios espaciais e sondas exploratórias na atualidade, porque a radiação eletromagnética desses objetos teve tempo de chegar ao Sistema Solar e à Terra desde o início da expansão cosmológica. Supondo que o Universo seja isotrópico, a distância até a borda do Universo Observável é aproximadamente a mesma em todas as direções. Ou seja, o Universo Observável possui um volume esférico (uma bola) centrado no observador. É importante notar que cada local no Universo tem seu próprio Universo Observável, que pode ou não se sobrepor ao que está centrado na Terra. A palavra “observável” neste sentido não se refere à capacidade da tecnologia moderna de detectar luz ou outras informações de um objeto, ou se há algo a ser detectado. Refere-se ao limite físico imposto pela própria velocidade da luz. Nenhum sinal pode viajar mais rápido do que a luz, portanto, há uma distância máxima (chamada de horizonte de partículas) além da qual nada pode ser detectado, pois os sinais ainda não poderiam ter nos alcançado. Os astrofísicos distinguem entre o Universo Visível, que inclui apenas os sinais emitidos desde a recombinação (quando os átomos de hidrogênio foram formados a partir de prótons, elétrons e fótons foram emitidos) e o Universo Observável, que inclui sinais desde o início da expansão cosmológica (o Big Bang na cosmologia física tradicional, ou fim da época inflacionária para a cosmologia moderna).”
Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo_observ%C3%A1vel
Author
Como disse o ROCA, o que você entende por infinito?
A Terra é finita, mas ilimitada: você pode andar por toda a Terra e não encontra um limite.
No Universo Observável, não encontramos limites.
Quanto a todo o Universo, incluindo aquele que desconhecemos, por definição não podemos responder a essa pergunta para o futuro: para o passado, como disse o ROCA, parece ser finito, no Big Bang.
abraços
Carlos, vida fora da terra então, só bactérias?!
Uma raça superior a nossa, não existe a possibilidade de existir?! porque?!
Desculpa a ignorância, esses assuntos são muito confusos e complexos, ainda mais quando nossa rotina diária não tem nada a ver com esse tipo de assunto, o que é uma pena!
Author
Não, eu nunca disse isso.
Se você olhar para a Terra, o que existe mais são bactérias. E existem em todos os terrenos. E sempre existiram na Terra praticamente desde o início… há mais de 4 bilhões (brasileiros) de anos.
O Homem chegou agora, há somente 200 mil anos e vive num ambiente muito específico. Em termos probabilísticos, as bactérias são muito superiores a nós.
abraços
P.S.: as bactérias vivem bem sem humanos. Já Humanos sem bactérias não existiriam. Você tem milhões delas… só no fígado. Multiplique pelo resto do seu corpo 😉
Enquanto nos Eua eles tem o Alien, o 8° Passageiro, Edgard do M.I.B., Predador, nós brasileiros temos esse:
http://www.youtube.com/watch?v=G2PMfsV0UBM
Author
Eu também tenho máscaras de extraterrestre 😛
Aliás, as minhas filmagens são melhores que essa 🙂
Neste ponto, tenho uma opinião um pouco ‘exôtica’!!!
Daquilo que sabemos do Universo, tanto sobre elementos básicos, como na estrutura, existe um padrão de repetição generalizado, portanto não ficaria supreendido de que a vida ET, mesmo a mais básica, tivesse propriedades parecidas com aquelas que nós conhecemos, pelo menos na sua origem, depois a evolução trataria de fazer as diferenças… Mas também é óbvio, que qualquer especulação que possamos fazer, está seriamente limitada, pelo nosso conhecimento muito, mas mesmo muito, limitado…
Abraços
Quanto à vida extraterrestre, sejamos honestos… ninguém sabe.
Quanto às formas de vida inteligentes, a coisa já é diferente. Toda a gente sabe que os ET’s suficientemente inteligentes para cá chegarem são todos parecidos: têm uma forma humanóide e uma caixa craniana bastante volumosa.
Também se sabe que têm hobbies peculiares: Gostam tanto de pregar partidas aos humanos que vêm de muito longe só para pisar uns campos de centeio e de trigo para fazer uns desenhos engraçados, tudo às escondidas. Também são uns tipos muito curiosos: gostam de raptar alguns espécimes humanos para estudar o corpo e, com frequência, fazer umas experiências sexuais com eles.
O mais caricato é que em termos de navegação devem ser uns nabos. Não devem ter sonares nem radares ou algo parecido e precisam de equipar as suas naves com luzes exteriores para se orientarem à noite. Se calhar é por isso que eles cá têm vindo… espionagem industrial… querem ver se conseguem roubar-nos essa tecnologia. Aqui na Terra, qualquer barco de pesca tem um radar e por isso não precisa de faróis para navegar à noite, mas… shiuuu eles não podem saber…
“como deve ser” é muito redutor.
Pq não admitir que o terceiro pode existir?? hihihihi ]:-D
Quanto à existência de vida extra terrestre, não tenho grandes dúvidas. Pois se há vida, mesmo organizada, nas condições mais extremas do nosso planeta, porque não poderá existir no imenso Universo? Semelhante à nossa é que eu acho praticamente impossível, pois será difícil reproduzir as condições que permitiram a sua evolução. Cumprimentos.
[…] – Astrobiologia (tag): como é vista. Mensagens. Tweets. Detectar e Contactar ETs. Sinal WOW. Hawking. Palestras. Jill Tarter. […]