Nov 24
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
© 2025 AstroPT - Informação e Educação Científica.
Made with by Graphene Themes.
8 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
é muito bom apreder isso ajuda muito agente no estudo…..espero que ajude vocaes tambem…
O centro
http://www.minorplanetcenter.net/
…tem dados que confesso me surpreenderam, Planetas-anões da subcategoria dos Plutóides (Plutinos) só desses estão catalogados 244.
É incrível.
Author
Mas Manel, Plutinos não têm que ser planetas-anões…
Isso é um facto Plutinos não têm que ser Planetas-menores, o link em Plutinos explica o que são. Ponho o link já em Português.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plutino
O que é muito relevante é que o número de objectos com a mesma orbita ressonate está já nos 244, mas ainda mais impressionente é o número total de objectos classificados como planteas-menores, a designação oficila para
Census of Minor Planets, e eis o que podem ser:
Inner/Mid Solar System
Minor Planets Count
Amors 3945
Apollos 4660
Atens 727
Atiras 18
Hungarias 11478
Main-Belt Asteroids 570.182
Mars-Crossers 8949
Mid/Outer Solar System
Minor Planets Count
Hildas 3796
Jupiter Trojans 5691
Centaurs/Scattered Disk 443
Plutinos 244
Classical Trans-Neptunian Objects 896
Other Trans-Neptunian Objects 33
Num total de 613,706 objectos.
Os plutinos que são plentas-anões são os Plutóides.
Needses há os 5 aqui referidos como confirmados (por exemplo os satélites de Plutão são plutinos e não são plutóides, são planetas menores mas não são planetas-anões) Ou seja, muitos plutinos são outra sub-classe de planetas.
Quanto à sub-categoria que pretendes focar neste quadro com números astronómicos, existem 74 candidatados e, segundo o astrónomo Mike Brown, estima que entre 100 a 400 objectos conhecidos sejam Plutóides, Planetas-anões.
Calro que o que eu pretendo com este “big picture” (que é ainda um censo a decorrer) é que as pessoas fiquem com a noção mais consolidada de que o Plutão da nossa escola e Liceu não é um Planeta com a sua órbita limpa, é um dos muitos planetas-anões que é acompanhado por centenas de milhar, senão mesmo milhões, de objectos.
Plutão é portanto bem classificado como Planeta-anão, dado não ter limpo a sua órbita. Até os astrónomos classifgicam Plutão como um semi-cometa durante parte da sua órbita, pois tudo indica largar sazonalmente (em “estações” muito prolongadas, de dezenas de anos) parte da sua atmosfera no espaço.
O “big picuture” se bem que com algumas designações que podem ser confusas, ajuda a colocar estes objectos astronómicos em perspectiva.
Só este gráfico acima a uma explicanda minha muito curiosa :)) estava a dar a noção de se tratarem de planetas mais longínquos mas com atributos algo similares aos da nossa Terra.
Espero que isto ajude.
As imagens são ilustrações, mas essas ilustrações não são aleatórias, mas feitas baseadas na pouca luz que podemos perceber desses mundos distantes, o estudo do Albedo *com exceção de Ceres. Logo, Plutão e MakeMake são realmente mais “avermelhados” que Haumea e Eris, mais brancos. Estima-se uma maior presença de gelo de água nesses mundos mais claros como Eris, e mais hidrocarbonetos como o metano dando tons rubros ao albedo plutoniano. O mais curioso é a lua de Plutão, de albedo claro…
Obs: albedo é a razão entre o reflexo da superfície de um objeto e a luz incidente sobre ela, e é um estudo muito usado pra pesquisar a natureza da superfícies dos outros mundos. Muito do pouco que conhecemos do Sistema Solar além de Netuno e da maioria dos asteróides veio dessa forma.
Author
Excelente comentário
Bem… Andamos numa de provocação, parece-me!
Author
[…] 2007 OR10. 2002 UX25. 2012 VP113. 2013 FY27 e 2013 FZ27. 3 novos planetas-anões. Total: 1, 2, 3. Tique, Tyche, Planeta X. Filhos da Tragédia. Plutão: características, não-planeta, […]