A estrela HIP 11952 encontra-se a 375 anos-luz da Terra e vai transformar-se numa gigante vermelha dentro de algum tempo.
A estrela tem em sua órbita dois enormes planetas, similares a Júpiter.
Um dos planetas é quase tão massivo como Júpiter e orbita a estrela em apenas 7 dias.
O outro planeta tem 3 vezes mais massa que Júpiter e orbita a estrela em 290 dias.
Os planetas terão cerca de 12,8 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos, ou seja, serão cerca de 8 mil milhões de anos mais antigos que a Terra.
A própria Via Láctea ainda não estaria completamente formada quando estes planetas nasceram.
O próprio Universo era na altura um bebé com cerca de 900 milhões de anos.
Esta descoberta sugere que mesmo quando o Universo era jovem e com poucos elementos pesados, mesmo assim a formação de planetas era possível.
Neste caso, HIP 11952 tem menos de 10% do ferro que o Sol tem. E no entanto, conseguiu formar planetas.
Leiam aqui, e o artigo científico.
7 comentários
2 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Devem ser planetas formados por gas, quase estrelas.
Penso o mesmo, afinal, não existiriam muitos elementos pesados.
Sugiro que no passado, como esses 12 bilhões de anos atrás, havia massa suficiente e concentrada (Se o Universo se Expande, então ele era menor), para as nebulosas gerarem mais estrelas hipergigantes, que produzem elementos pesados e vivem muito pouco tempo – quando explodem, esses elementos são arremessados pra todos os cantos do Universo. Isso não teria gerado um surto de elementos pesados nessa época, capaz de produzir muitos planetas errantes que teriam sido capturados?
Author
Na altura, esta estrela era diferente. Naquela altura, em que as estrelas só tinham elementos leves, esta estrela era considerada a que tinha mais metalicidade 😉
…mas quando a estrela entrar na sua velhice e se a nossa civilização ainda existir, já andamos pela galáxia a vender alguidares, jogos de lençóis e farturas.
Essa estrela é aquela localizada na constelação de Orion???? Quando ela se tornar uma gigante vermelha, pode ter alguma consequência para o nosso planeta e o sistema solar???
Author
Não. Essa é Betelgeuse.
http://www.astropt.org/2010/06/07/betelgeuse-supernova/
[…] rochosos). Órfãos (imensos, CFBDSIR J214947.2-040308.9, Globulettes, Matéria Negra). Estranhos. Mais antigos. Mais pequeno. Mais frio. Nevar pedras. Exoplaneta com vapor de água e monóxido de carbono. […]
[…] deste artigo? Relata a descoberta de dois planetas gigantes em torno da estrela HIP11952 (número do catálogo […]