1 – Produto simples e milagroso que cura tudo ou então que cura algo mortal (ex: cancro).
2 – Produto baseado em sabedoria milenar, antiga. Algo funciona ou não, com base em testes e não em crenças de antigas civilizações.
3 – Produtos que se auto-intitulam de naturais. Ser natural não quer dizer que seja bom para os Humanos. Exemplos de produtos naturais: veneno de cobra, bactéria que provocou a peste bubónica, etc.
4 – Argumento baseado em conspiração. Da mesma forma que os bombeiros nos ensinam sobre segurança, também os médicos querem é salvar. Se o argumento para alguém comprar algo é que há uma conspiração para o suprimir, então estamos na presença de um vendedor de banha de cobra.
5 – Experiências pessoais, subjectivas, só fazem com que nos enganemos a nós mesmos e que estejamos mais receptivos a vigaristas.
Se virem estes pontos ou algum destes pontos como argumento de alguém que vos está a tentar vender algo, fiquem atentos porque poderão estar a ser enganados.
2 pings
[…] – Pseudo-astronomia (tag): Presença de Pseudociência. Lista de Pseudociências. Pulseiras Quânticas (fraude, falência). Indiano de 179 anos […]
[…] Retirado do Astro PT. […]