Auto-retrato do Curiosity
A equipa que gere o rover Curiosity da NASA combinou dezenas de fotografias tiradas pela MAHLI (Mars Hand Lens Imager), o braço robótico do rover, de modo a fazer esta imagem do rover em Marte.
O objectivo é saber como está o rover neste momento (se tem algum problema visível, se existe muita poeira sobre ele, etc) e ver melhor o solo onde ele está.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
Curiosamente, o braço não aparece (o que abre logo os portões aos conspiradores) porque as imagens foram combinadas de modo a não aparecer essa porção do braço que cobriria parte do rover e do solo.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 ping
[…] de terror, chegou, alegria, disco voador, alta definição, água, água, Rocknest, perfuração, auto-retrato, furo, humor). Custos e Vantagens: 1, 2, 3, 4, 5. Comparação. Phoenix. Viking. Mars Climate […]