Magia ou Engenharia?
Robert Heinlein, na personagem fictícia de Lazarus Long, disse:
“O que um homem considera ser magia, outro homem considera como um desafio de engenharia. A palavra sobrenatural não é necessária”.
Se virmos como exemplos as pirâmides, uma televisão, um telemóvel, um computador, etc, realmente percebemos que há quem possa crer (crença) e dizer que é o resultado de deuses, extraterrestres, espíritos, sereias, etc, mas na verdade, todos sabemos que tudo é feito por humanos, com muita ciência, com muita experimentação, e com muita matemática.
Basta olharmos para toda a tecnologia à nossa volta para darmos o crédito a quem o tem: humanos + ciência + experiência + muita matemática.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
1 ping
Carlos, não sei em qual contexto o Heinlein usou a frase, mas eu entendi ela de um jeito diferente da sua tradução 😛
Parafraseando algo como: “o que parece mágica para alguém, é apenas engenharia [ciência] para outro”.
O que também lembraria a 3ª Lei de Clarke 😀
Você usou “desafio de engenharia”, me fazendo pensar algo como: “o que alguns acham ser mágica [impossível] outros acreditam que é apenas um desafio a ser vencido”.
Não sei se pode ser alguma interpretação bem tênue que no português europeu seria diferente do português brasileiro [na semântica das palavras rsrsrs]
Author
Concordo :). Tem razão 🙂
Pode ser: Magia para um Homem, é Ciência para outro Homem. 🙂
[…] descobre. 10 descobertas. História do Conhecimento. Evolução tecnológica. Visão de Cientista. Crédito. Aplicações Práticas na Engenharia, Física e Astronomia. 7 Equações que governam o mundo […]