A maior estrutura do Universo
Concepção artística de uma explosão de raios-gama numa região de formação estelar. Crédito: ESO / L. Calçada
Uma equipa de astrónomos descobriu evidências (em explosões de raios-gama) da maior estrutura do Universo. A luz demora 10.000 milhões de anos para atravessá-la!
O anterior recorde pertencia ao Large Quasar Group, um grupo de 73 quasares, que tinha um diâmetro de “somente” 4.000 milhões de anos-luz.
Esta estrutura incrivelmente distante coloca vários problemas de cosmologia, começando pela ideia de que a matéria deveria estar distribuída uniformemente no Universo em larga escala. No entanto, esta estrutura mostra que existe uma grande concentração de matéria na sua região.
Leiam aqui e aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 ping
[…] Tempo. Grande Atractor. Energia Negra. Matéria Negra. Simulação Bolshoi. Mapa do Universo. Maior Estrutura. Teia Cósmica. Côr. Palestra. Composição do Universo. Vega estrela polar. Órbitas dos […]