Parece que por vezes pára o cérebro aos cientistas…
Kyle Kaplan é um aluno de doutoramento na Universidade do Texas em Austin.
Como aluno de doutoramento em astronomia, trabalha no Observatório de Investigação da Universidade: o Observatório McDonald. Este observatório fica bastante longe do campus (cerca de 6 horas), daí que quando vamos para lá, fiquemos alguns dias (não só devido ao tempo de investigação, mas também porque é longe).
Numa das noites, resolveu criar um vídeo engraçado. Era uma piada para os seus amigos, alunos de doutoramento em astronomia. Supostamente, ele estava a passar a noite no Observatório e tinha encontrado o planeta Nibiru. Fez o vídeo, meteu no youtube, e enviou para os seus amigos alunos de doutoramento em astronomia.
Este é o vídeo:
Infelizmente, esqueceu-se de uma coisa chamada “senso comum”. Nomeadamente a parte que lhe deveria dizer: “Cuidado, estás a colocar o vídeo no Youtube, que é um sítio que todos podem ver, incluindo os crentes conspiradores”.
Parece que nem entende como funciona a internet…
De forma óbvia, rapidamente tudo que é conspirador ficou extasiado com este vídeo.
Começaram logo a dizer que um professor universitário (ele não é professor) encontrou o Nibiru!!
Existem websites a dizer até que, após ter feito este vídeo, a pessoa em causa tinha desaparecido do mapa! Alguns até imaginaram que ele tivesse sido morto pelos homens de negro. Enfim… criaram-se logo uma data de estórias mentirosas.
A verdade é que ele está bem vivinho e continua a andar pelos corredores da Universidade.
Quem lhe enviar e-mail, também recebe uma resposta do próprio.
De resto, se virem o vídeo, veem várias incongruências.
Por exemplo, aos 8:58, o email é de “me” para “me”. Ou seja, é um e-mail que ele mandou para ele próprio, e não, como ele diz, que era do diretor.
Diz também que o diretor do observatório chama-se Brad Moffett.
Consultem o organigrama, aqui.
Por fim, supostamente o Nibiru iria chegar em Agosto. Ora, se assim fosse, já teria retirado vários planetas do lugar e já poderia ser visto facilmente no céu. No entanto, qualquer pessoa pode observar o céu e perceber que nada de anormal se passa, incluindo os planetas continuam exatamente nos mesmos sítios que deveriam estar se a sua órbita não fosse perturbada por qualquer objecto maciço que se aproximasse.
Provavelmente esta “brincadeira”, que na prática se traduz em completa falta de senso comum, pode lhe custar caro. Quanto mais não seja, porque o seu trabalho pode vir a ser considerado “segundo plano” porque infelizmente ficará a ser conhecido como “aquele que disse na internet que descobriu o Nibiru”. 🙁
De qualquer modo, ele já se veio desculpar, como podem ver aqui.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
vejam esta reportagem da apollo 11:
Author
Já aqui:
http://www.astropt.org/2014/04/25/descoberta-ana-castanha-a-apenas-7-2-anos-luz/
Nada tem a ver com o tema deste artigo…
Falando em Niribu e o fim do mundo…
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/03/24/o-colapso-da-civilizacao/
A pessoa põe em risco a sua carreira profissional por conta de uma brincadeira, é loucura viu! Nem para colocar o vídeo no youtube com sendo privado, e enviar o link só para os amigos, haha.
[…] Instruções. Sondagem. Música. Nibiru: Goebbels, Hitler, fantasia, Elenin, saga, Hercólubus, Astrónomo. Alinhamentos. Alinhamentos Planetários e Terramotos. Google Sky. Cometa Elenin: várias mentiras, […]