Na área conhecida como Kimberley, na superfície marciana, o rover Curiosity tirou esta fotografia onde aparece uma estranha luz branca:
O que será?
Será uma nave extraterrestre? Se tem luz, não é nave extraterrestre.
Será uma estrutura em Marte a refletir a luz do Sol? Mas não existem estruturas.
Será que a NASA nos esconde a verdade? Bem, se a NASA quisesse esconder, não era a própria NASA a disponibilizar as imagens para toda a gente ver.
Será um marciano a fazer-nos sinais de luzes com uma lanterna? Deve ter roubado a lanterna quando veio visitar a Terra…
Bem, vou parar com as perguntas tolas, a partir de imbecilidades que fui lendo em algumas páginas de Facebook.
Para mim, existem aqui duas características principais:
– uma delas é que estamos a lidar com “raw images” – imagens não tratadas. Todas estas coisas não aparecem nas imagens “todas bonitas” que vemos de Marte. E como é uma “raw image” obviamente que vai ter defeitos.
– a segunda característica e a mais importante é que isto só aparece na fotografia tirada pela câmera da direita (right navcam). Ao mesmo tempo, a fotografia tirada pela câmera da esquerda (as fotos são tiradas como os nossos olhos, ao mesmo tempo por ambos, em stereo), não mostra qualquer luz aparentemente no horizonte.
Vejam a mesma foto tirada pela câmera da esquerda:
Será uma luz seletiva? Só para ser vista pelo olho direito?
Obviamente que não. Isso seria absurdo.
A explicação, dada pelo conhecido Doug Ellison, que trabalha com imagens – e que já foi aceite por outros cientistas – é que um raio cósmico colidiu com a câmera do Curiosity.
E pronto: é um evento normal. Ou no mínimo, não sobrenatural.
E é um evento frequente, já que praticamente todas as semanas, o Curiosity tira fotografias com “pontos de luz”, que serão os raios cósmicos a colidir com a câmera em causa.
Claro que quem não vê “raw images” todas as semanas, pode se deixar levar pelas imbecilidades que alguns vigaristas resolvem inventar…
Mas para isso, estamos cá nós: para colocarmos os “pontos nos iiis”.
E não é melhor perceber a realidade das coisas e compreender que o Universo é tão fantástico que máquinas feitas por humanos encontram-se a 92 milhões de quilómetros de distância de nós a “levar” com raios cósmicos em cima, do que inventar fantasias sem imaginação que só servem para entreter mentes infantis?
14 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Desta vez encontrou um fémur. Curiosamente, o osso é prova da existência de ET’s em Marte (mas não de humanos).
http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/nasa-marte-curiosity-osso-extraterrestres/1569141-4069.html
Author
Desconhecia 😀
Como assim se tem luz não é nave extraterrestre? Pelo que sei o que mais vemos em casos de óvnis são luzes no céu, não entendi isso.
Author
Se clicar no link… percebe.
uma dúvida, desculpe a ignorancia. Por que raios cósmicos também não colidem com a minha camera? Ou isso é privilégio a se ter apenas em marte?
Author
A sua está protegida por uma atmosfera… 😉
Os raios cósmicos são maioritariamente “bloqueados” pela atmosfera terrestre 😉
abraços
Não gosto de vocês! Estava eu já todo feliz a treinar o meu Marciano, a pensar fazer a vontade ao nosso Primeiro Ministro e, como muitos, emigrar para Marte, quiçá montar ali um franchising (neste caso ouso dizer antes um “portuguising”, dado o produto que iria comercializar – sim, adivinharam! Pasteis de nata, pois claro!), para os habitantes de Marte, e agora destroem-me este sonho! Não gosto de vocês e prontes! 😉
Se a foto fosse colorida estaríamos a ver uma manchazinha verde junto à lanterna.
A NASA bem quer esconder os marcianos mas às vezes tem estes lapsos.
Já quando o Welles reportou a primeira invasão marciana a NASA tratou de fazer aquilo passar por uma farsa.
Author
LOL 😀
Pôxa! Já estava achando que não diria nada a respeito da janela aberta do marciano. 🙂
Afinal, só um “problema ocular” …
Dessas chatices que acabam com a imaginação da gente. 😛
Carlos, aparece uma luz semelhante nessa imagem aqui: http://photojournal.jpl.nasa.gov/jpeg/PIA06276.jpg (ver, com auxilio do zoom, no lado direito da imagem, á sua esquerda, ao fundo).
Curiosamente, além de ter o mesmo formato e cor, aparece no horizonte também, sobre a superfície, exatamente como essa imagem d artigo. Como a imagem mencionei tem uma resolução muito melhor, deve ficar mais fácil encontrar a resposta para o fenômeno.
Author
Essa imagem foi feita pelo Opportunity. E é uma imagem já tratada 🙂
Está aqui a imagem:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA06276
E aqui está a legenda, incluindo desse misterioso objeto:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/figures/PIA06276_fig1.jpg
É a proteção térmica da sonda que levou o rover para o terreno 😉
😉
abraços!
Esses estão sempre a ter respostas “psicodélicas” para o grande mundo ignorante em que vivem, quando deveriam perguntar.
O ignorante deveria ser humilde e perguntar, não deveria se achar no direito de ter as respostas.
Se lá no passado tivéssemos aceitado que a ignorância tivesse as respostas certas, ainda estaríamos imolando cordeiros em homenagem a deuses, vivendo até os 30 anos.
Excelente!
Isso me lembra aquela frase de Bertrand Russel (acho que é dele…):
“O problema desse mundo é que os sábios estão cheios de dúvidas, equanto os ignorantes estão cheios de certezas”
Antes de dar qualquer conhecimento as crianças, deveriam lhes ensinar a como lidar com o conhecimento (ou falta dele). Deveriam lhes ensinar a pensar, antes que formem seus conceitos aleatoriamente. Não fazer ou aceitar afirmações infundadas (negativas ou positivas), é uma das coisas mais básicas para o pensamento honesto.
As pessoas deveriam aprender desde cedo a ter ponderação, especialmente quando leigas no assunto. Assim não existiriam mais ignorantes.
[…] pixeis. Catástrofe em 2014? Chuva de detritos. Estranho. Rato. Gorila. Estátua Egípcia. Luz. UFO. Missões Humanas. Missão só de ida. Simulações. Projeto Red Rocks. Mars […]