Jan 27

AstroPT é o blog do ano em ciência!

Como sabem, concorremos a melhor blog português em 3 categorias: ciência, educação, e blogger. Passamos à final nas 3 categorias! Agora, na final, conseguimos ganhar na categoria Ciência! Em ciência houve 9 concorrentes e ficamos em 1º! Em educação houve 33 concorrentes e ficamos em 2º! Em blogger houve 300 concorrentes e ficamos em 5º! …

Continue a ler »

Dez 03

Oferta de 2 livros de astronomia!

Como já tínhamos informado neste post, vamos iniciar uma Campanha de Doação de Livros. Queremos fazer isto muito mais vezes. Para isso, precisamos do vosso apoio! Com a sua ajuda, podemos transformar o AstroPT em algo ainda melhor. Leiam tudo o que queremos fazer, aqui, e leiam como podem contribuir, aqui. A campanha para ajuda …

Continue a ler »

Jul 25

Porque exploram os americanos o espaço?

moonlanding_nasa_0

Lamar Smith, presidente da Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia do Congresso dos EUA, assinou um artigo de opinião no jornal The Hill que, a meu ver, vale a pena ler. Lamar defende que Marte é o destino mais adequado para o programa de exploração espacial humana dos EUA. Assim como os primeiros passos na …

Continue a ler »

Jul 25

Novas imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Imagens ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko feitas a 20 de Julho de 2014, a partir de uma distância de cerca 5.500 km. As 3 imagens foram feitas durante 2 horas.
Crédito: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA

A equipa responsável pela missão Rosetta divulgou há algumas horas novas imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, com uma resolução de 100 metros por pixel. Como já sabíamos, o cometa consiste em 2 partes: uma pequena “cabeça” ligada a um corpo maior. A parte mais intrigante e interessante do cometa parece ser a região de ligação entre …

Continue a ler »

Jul 24

Rússia lança Progress M-24M para a ISS

Progress M24M

A Agência Espacial Russa Roscosmos levou a cabo o lançamento do veículo de carga Progress M-24M. O lançamento teve lugar às 2144:44UTC do dia 23 de Julho de 2014 e foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-U a partir do Cosmódromo de Baikonur. A acoplagem com a estação espacial internacional teve lugar às 0331UTC do dia …

Continue a ler »

Jul 24

Neve, gelo e água moldaram bacia marciana com metade da área do Brasil

Hellespontus_Montes_Marte_HRSC_MarsExpress_130114

Porção central de Hellespontus Montes, numa imagem obtida a 13 de janeiro de 2014, pela câmara HRSC da sonda europeia Mars Express. Crédito: ESA/DLR/FU Berlin. Esta espantosa imagem divulgada recentemente pela ESA mostra a secção central de Hellespontus Montes, uma cadeia montanhosa localizada no extremo ocidental de Hellas Planitia, no hemisfério sul de Marte. Com …

Continue a ler »

Jul 24

Nebulosa em Ofiúco

Crédito: Rolf Olsen

Parece uma pintura impressionista, mas não é. Esta imagem mostra IC 4603, uma nebulosa de reflexão em Ofiúco. Esta densa nuvem tem uma quantidade impressionante de poeira, o que a torna praticamente opaca. A poeira vai-se dispersando à medida que as estrelas morrem.

Jul 23

O Som do Trovão

A-Sound-of-Thunder

A Sound of Thunder (O Som do Trovão) é um filme baseado num conto de Ray Bradbury, com o mesmo nome. O filme lida com viagens no tempo, e baseia-se na ideia do “efeito borboleta“, uma pequena variação num fenómeno/evento pode ter repercussões enormes no futuro. Pessoalmente, por defeito, gosto bastante das histórias com viagens …

Continue a ler »

Jul 23

Observatório Espacial Chandra faz 15 anos!

Para celebrar o 15º aniversário do Observatório de Raios-X Chandra, a NASA divulgou estas 4 imagens de remanescentes de supernovas.

O Observatório Espacial Chandra, que observa o universo em raios-X, foi lançado para o espaço a 23 de Julho de 1999, a bordo do vaivém espacial Columbia. Para celebrar este aniversário, a NASA divulgou 4 novas imagens de remanescentes de supernovas: Nebulosa do Caranguejo, Tycho, G292.0+1.8, e 3C58. Este Observatório permitiu-nos compreender muito melhor certas …

Continue a ler »

Jul 23

Terá o Curiosity descoberto solos semelhantes aos da Terra no interior da cratera Gale?

Sheepbed_YellowknifeBay_crateraGale_Marte_MastCam_Curiosity_131213

Veios num alforamento rochoso na unidade estratigráfica de Sheepbed, em Yellowknife Bay, no interior da cratera Gale. Imagem obtida pelo robot Curiosity, a 13 de dezembro de 2013. Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS. Sedimentos analisados pelo Curiosity no interior da cratera Gale contêm evidências de que Marte foi outrora um planeta muito mais quente e húmido, sugere Gregory …

Continue a ler »

Jul 23

Memória – Parte III

2928662929_1cb63f0cdf_o

Na Parte I introduzi conceitos gerais sobre a memória, dando ênfase ao caso emblemático do paciente H.M.; na Parte II discuti em maior detalhe a memória explícita; e, finalmente, nesta Parte III vou debruçar-me sobre a memória implícita. Como referido na Parte I, a memória implícita não depende de esforço consciente para ser recordada: um tenista, por exemplo, não …

Continue a ler »

Jul 22

Sprite

Crédito: Harald Edens, 18 de Julho de 2014, Langmuir Laboratory for Atmospheric Research, New Mexico, USA

Já falamos de Fenómenos Atmosféricos Luminosos Transitórios, incluindo Sprites, aqui e aqui. Já viram como se parecem com OVNIs/UFOs? “Os sprites são grandes descargas eléctricas que ocorrem acima de sistemas activos de trovoadas. São flashes avermelhados, com aspeto de plasma, e que tipicamente duram apenas milissegundos – as descargas elétricas estratosféricas normais duram mais tempo. …

Continue a ler »

Artigos mais antigos «

Ir buscar mais items