Sábado na Atalaia

A noite começou sob um céu parcialmente velado por nuvens altas.
Mas, confirmando as previsões, as nuvens foram desaparecendo e o céu ficou totalmente limpo e surpreendentemente transparente.
Munido de uma carta de magnitudes da área da Ursa Menor, estimei a magnitude em 5,7.
Ainda com ar de dia já o par Venus-Saturno se aproximava do horizonte. Foram os primeiros alvos.
Saturno, sob a turbulência atmosférica, nem conseguiu ser convenientemente focado.
Venus, apresentava um crescente acentuado, semelhante a uma Lua jovem de uns 3 dias.
Júpiter mostrava três das suas luas.
Entretanto, no recinto, encontravam-se o Filipe Alves e a Rute, o João Gregório, o Henrique Ferreira, o Luís Campos que já nos brindou com uma bela imagem do segmento oeste da Nebulosa do Véu, o Carlos Saraiva, o Nuno Gil, o Silvério (?) Serra, o Filipe Serra, o José Bulário, o Ulisses Martins e o André e, sem equipamento, o Cunha Lopes.
A seguir aos planetas e enquanto o céu estava com nuvens, o alvo foram alguns objectos de fácil detecção, como M11, M22, M57.
Com o desaparecimento das nuvens foi a vez das nebulosas. Os dois segmentos da Nebulosa do Véu, com filtro OIII, ofereceram imagens de belo detalhe e foi um prazer percorrê-los passo a passo. Menos sorte tivemos com a nebulosa Crescente, muito difusa e com a nebulosa América do Norte que simplesmente não vimos.
M57 foi amplificada até 560x, mas sem aparecimento da estrela central. M27 mostrou-se muito brilhante, M16 bastante discreta, M 17 brilhante e bem definida, M20 ténue, M8 enorme na companhia do enxame aberto.
Uma ronda por enxames globulares preencheu também parte da noite.
A nebulosa Olho do Gato, M15, um enorme enxame aberto em Cassiopeia (NGC 7789), M4, M6 e bastantes outros, que isto não pretende ser uma listagem, completaram a noite.
Ainda houve tempo para dar uma espreitadela a Neptuno e a Urano, para terminar com o cometa C/2006/VZ13 LINEAR, cujas coordenadas foram fornecidas pelo J. Gregório. Este cometa descoberto em Novembro passado terá o periélio no inicio
de Agosto, e irá aumentar de magnitude, esperando-se que atinja 9,7 na próxima semana.

Para mim, a noite terminou pelas 03:30.
Por lá ficaram alguns dos habituais maratonistas.

No próximo sábado, a observação será em Castelo de Vide, integrada no Astrovide.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights