Espaço em casa

No seguimento do post sobre o pai que criou efeitos especiais para alegrar a atividade do filho, o nosso leitor Carlos Morais deu-nos a conhecer este seu projeto onde agrupou diferentes coisas que os pais podem fazer para alegrar astronomicamente o espaço dos filhos.

A página está classificada por separadores temáticos, que podem explorar.

Por exemplo, aqui, temos várias ideias para decorar os quartos dos filhos. Muitas delas, são decorações espaciais.
Aqui, temos atividades, ambientes e decorações de jardim para promover a criatividade das crianças.
Aqui, temos muitos objetos e atividades divertidas (várias delas, espaciais) que podemos criar com as crianças.

Nas palavras do Carlos Morais:

“Comecei a coleccionar estas imagens pensando nas minhas filhas mais novas, principalmente. Em tempo de confinamento foram muito úteis.

Elas são curiosas e gostam de ver como se faz, participar e experimentar de tudo um pouco, e aqui dá para retirar algumas ideias de jogos de interior e exterior, materiais, actividades lúdicas e didáticas para fazer com elas, ou propor-lhes.

Algumas servem também para fazer em grupo, com as amiguinhas e amiguinhos que as visitam, e nas festas de anos, Carnaval e Halloween (Kids 2), etc.

Também são interessantes para fazer nos jardins infantis, salas de aula, ou recreios das escolas, tendo em conta a faixa etária das crianças: ideias de experiências, reciclagem, manualidades e decoração de objectos para brincar e oferecer aos amiguinhos, irmãos e pais, teatrinhos, festas, ou decorar o quarto, etc.

Toda a criança é um/a artista, construtor/a, jardineiro/a, cantor/a e poeta em miniatura; e divulgador/a científico/a em potência. 😉
E todas têm o seu próprio mundo e ideias.
Esse mundo amplia-se através das experiências que vão tendo, a interacção com os brinquedos, as outras crianças, os pais, a família, os educadores, os passeios na natureza, etc.

Se lhes dermos experiências para observar, sentir e participar e materiais e ferramentas para explorar, elas interessam-se e vão desenvolvendo competências a brincar.
E a grande vantagem é deixarem de ser utilizadores passivos do “pronto a usar” (brinquedos, livros, jogos reais ou virtuais e TV), e passarem algum tempo verdadeiramente criativo, onde vão desenvolver as suas ideias ou adaptar e personalizar algumas, elaborar e executar as várias fases dos projectos, perceber como se faz, aprofundar algumas temáticas, explorar e observar as diferenças e potencialidade de diferentes materiais, texturas, técnicas e ferramentas.
E ficam muito contentes por mostrar algo feito por elas. 🙂

O quarto é também uma extensão do seu mundo interior e deve ser um espaço de tranquilidade, preparado para desenvolver várias actividades, além de brincar e dormir.
Até porque, hoje em dia, as crianças passam cada vez menos tempo no exterior e estão muito sedentárias.
Por isso, (se não tiverem outro espaço da casa apropriado), devem ter estímulos para desenvolver também aí algumas actividades físicas, de preferência, e em segurança.”

2 comentários

  1. Adorei este post, está lindo e muito inspirador!! Já tinha visto no vosso site algumas publicações dedicadas à decoração para adultos e alguns quadrinhos. Esta vem acrescentar ainda mais ideias aos amantes da Astronomia que adoram rodear-se de elementos espaciais e inspirar-se, para incentivar, presentear e alegrar os filhos, ou amigos, com objectos divertidos dentro do tema. E tem imensas ideias de atividades didáticas, criativas e estimulantes para as crianças. Adorei também outros temas de quartinhos para os miúdos, bem como os outros separadores, que incluem imagens da natureza e muito mais. É um prazer “folhear” e viajar na colecção de imagens no Pinterest deste vosso leitor, e nas palavras deste pai que denotam bastante atenção e empenho na educação dos filhos. É também um prazer seguir este site de divulgação cientifica, sempre em cima dos acontecimentos dentro e fora deste lindo pale blue dot e interessado em esclarecer, desmistificar e não dar tréguas aos pseudos, às vezes com bastante humor. 😀 O projecto Astropt é 5*!!! 🙂

    1. Obrigado Alexandra, pelas suas extraordinárias palavras sobre este post e o website do leitor, e pelo delicioso elogio que nos deu 🙂 Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights