Em 2008, Plutão deixou, e muito bem, de ser planeta para passar a ser um plutóide (sub-categoria de planeta-anão), um plutino, e um KBO.
Plutão é um Plutóide! Tal como Eris, MakeMake, etc.
A União Astronómica Internacional criou esta nova categoria de “quase-planetas”.
Já não chegavam os KBOs, EKOs, EKBs, TNOs, Plutinos, Centauros, Cubewanos, etc…
Podem ler mais sobre isto, aqui em português, e aqui e aqui em inglês.
Está aqui um excelente, simples, e claro artigo sobre o porquê de Plutão ter perdido o estatuto de planeta.
Leiam a explicação histórica, e vejam o vídeo legendado em português:
Leiam também este post no Eternos Aprendizes.
Mas a controvérsia continuou. As vozes discordantes continuaram, e daí que se decidiu fazer um debate sobre isto em Agosto de 2008.
O debate, denominado “O grande debate sobre Planeta: ciência como um processo“, foi bastante acalorado!!!
O Neil deGrasse Tyson falou, e eu, como no passado, estou de acordo com a posição dele. Plutão está muito bem como está, e estas “guerrinhas” não passam de problemas de numenclatura que nada têm a ver com ciência. Em ciência o nome que se chama às coisas é irrelevante; o que conta são as propriedades do objecto. Eu chamar Planeta, Plutóide, ou Zé, a um objecto que está para lá de Neptuno e que já nem é o maior objecto (Éris é maior) de muitos que por lá se encontram, é indiferente. O que conta é que realmente não passa de um entre muitos, e que tem características diferentes dos outros 8. Daí que Plutóide acenta-lhe bem.
Vejam o debate.
Vejam a entrevista ao Dr. Tyson:
3 pings
[…] verdade é que se Plutão fosse planeta, então vários outros teriam que o ser. Ceres, Eris, Makemake, Haumea são os outros 4 […]
[…] 2007 OR10. 2012 VP113. 3 novos planetas-anões. Tique, Tyche, Planeta X. Plutão: características, não-planeta, explicação, imagens, água, oceano, anéis, 4 luas (nova […]
[…] Plutão não é planeta […]