Primeira Imagem de Sistema Planetário

A primeira imagem de um sistema planetário, e ainda por cima com 3 planetas gigantes, foi obtida pelos observatórios Keck e Gemini North.

Pela primeira vez viu-se, no infravermelho, 3 planetas que orbitam uma só estrela!
Tivemos a primeira imagem em luz infravermelha (calor) de um sistema planetário múltiplo (estrela com vários planetas à sua volta).
É um sistema planetário diferente do nosso – os 3 planetas são gigantes e estão bastante longe da sua estrela.
A jovem estrela que teve esta distinção chama-se HR8799, está a 140 anos-luz da Terra e é cerca de 50% maior que o nosso Sol.
A estrela hospedeira, HR8799, é de tipo espectral A5, muito jovem, mais maciça e luminosa que o Sol.
Os três planetas têm cerca de 10 , 9 e 6 vezes a massa de Júpiter (não é claro na notícia qual a incerteza nestes números) e situam-se a distâncias de 24, 37 e 67 unidades astronómicas da estrela, respectivamente.
exoplanet gemini keck
(crédito da imagem: Gemini Observatory)
Vejam esta comparação entre o nosso sistema solar e o agora descoberto:

(cliquem sobre a imagem para a ampliarem)
Leiam mais sobre isto, aqui e aqui.

Vejam este poster feito pelo Stephen James O’Meara para o Observatório Gemini e relativo à estrela HR8799, com os seus 3 exoplanetas: