Enceladus

Enceladus

Em 2008, a sonda Cassini tirou estas imagens fabulosas de Encélado:
enceladus 1
enceladus 2

Encélado tem atmosfera.

Enceladus
A 21 de Novembro de 2009 a sonda Cassini sobrevoou a lua de Saturno Encelado, aproximando-se até cerca de 1600 km da superfície. A sonda passou mesmo por cima das formações designados “riscas de tigre” (vejam na imagem acima, as riscas de cor azul).
Nesta região, grandes quantidades de gás escapam para o espaço através de fendas na superfície da lua, formando enormes plumas bem visíveis em contra-luz. A imagem que se segue é apenas uma das várias obtidas pela Cassini e mostra com detalhe admirável estas estruturas.
EnceladusCassini21Nov
Pensa-se que o gás escapa, através das fendas na superfície, de um oceano subterrâneo em Encelado, como ilustra de forma simplificada a seguinte figura.
enceladoFendas

A lua de Saturno, Encélado, tem vulcanismo gelado na forma de géisers.
Os géisers foram observados pela Cassini como grandes plumas de vapor de água e de partículas de gelo que escapam da lua. Dentro das plumas estão jactos de poeira e de gás.

Há teorias que defendem que estes jactos têm origem numa fonte subterrânea de água líquida a uma temperatura morna, mas outras teorias defendem que os jactos podiam ser provocados por mecanismos que não requerem água líquida. Portanto, estamos numa fase de pesquisa e de contradição entre diversas teorias.
No entanto, os dados mais recentes parecem favorecer a teoria de uma fonte de água líquida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights