Aminoácidos no cometa Wild 2

A glicina, um dos 20 aminoácidos conhecidos, foi recolhida pela sonda espacial Stardust da NASA, a partir da cauda do cometa Wild 2.

“A nossa descoberta dá força à teoria de que alguns dos ingredientes da vida se formaram no espaço e chegaram à Terra há muito tempo, através de impactos de meteoritos e cometas”. “A glicina é um aminoácido utilizado pelos organismos vivos para fabricar proteínas e esta é a primeira vez que um aminoácido é encontrado num cometa”, disse Jamie Elsila, do Goddard Space Flight Center da NASA.
“A descoberta de glicina num cometa suporta a ideia de que os tijolos fundamentais da vida prevalecem no espaço, e reforça o argumento de que a vida no universo pode ser mais comum do que rara”, disse Carl Pilcher, director do Instituto de Astrobiologia da NASA.

Ler mais sobre esta notícia, em português, aqui e aqui.
Ler mais sobre esta notícia, em inglês, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

Mais um passo enorme para a Panspermia – a ideia de que as sementes da vida foram trazidas para a Terra em cometas/asteróides.
“The discovery, by Nasa scientists, supports a theory that the raw material from which life began first formed in space, and was carried to Earth by comets that crashed into the planet. It also means that other planets are likely to have been seeded with amino acids from comets in a similar fashion, suggesting that extraterrestrial life may well have evolved elsewhere in the Universe and could even be common.”