Super-Organismos
Super-organismos são organismos que consistem em muitos organismos a trabalhar para o todo comum, como as abelhas, as formigas, o “rato-toupeira-pelado“, os humanos (as milhentas bactérias que constituem o nosso organismo), e quiçá até o planeta Terra (na famosa hipótese de Gaia, que diz que a Terra é um enorme super-organismo – e actualmente outros trabalham nesse sentido de integração e interconectividade).
Leiam também este nosso post, sobre a Hipótese Medea.
As formigas são precisamente um dos temas fortes deste livro, como podem ler aqui e aqui, e as abelhas também, como podem ler aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 pings
[…] andam. Peixe caminha. Medusa vive para sempre. Animal faz fotossíntese. Porco-do-Mar. Glowworms. Super-organismos. […]
[…] andam. Peixe caminha. Medusa vive para sempre. Animal faz fotossíntese. Porco-do-Mar. Glowworms. Super-organismos. […]