Incrível Anel de Einstein!!

6a00d8341bf7f753ef00e54ff2e0ce8834-800wi

A luz curva quando passa por (perto de) um objeto.
A massa do objeto sobre o tecido do espaço-tempo faz a luz curvar.

relativity_light_bending

Einstein previu isto na sua Teoria, e foi posteriormente comprovado ao estudar a luz de estrelas que se encontram na nossa linha de orientação mas por trás do Sol.

LightBending

Conseguimos na mesma ver a luz desses objectos por trás do Sol, porque a luz curva ao passar pelo Sol, passando “pelos seus lados” (em 3 dimensões).

lightchart

gravity_lens

einstein_drawing2-400

A curvatura da luz faz assim com que o local aparente do objecto mais longe, não seja o seu local real, e provoca a distorção em anel ao redor do objecto massivo que está entre nós e o objecto mais distante. Tudo no mesmo alinhamento.

bentlight

Como estamos a falar de 3 dimensões, o objecto alinhado “escondido por trás” irá parecer na nossa visão como um anel ao redor do objecto que está mais próximo de nós.
Isto porque como a luz curva, a luz parece vir “a direito” de um objecto “ao lado” do objecto em frente de nós. Como estamos a falar de 3 dimensões, esse objecto por trás irá aparecer “dos lados”… de todos os lados… formando um anel à volta do objecto à nossa frente.

lightbending

Este é o chamado Anel de Einstein, e que pode ser visto nestas imagens (com várias imagens de linhas curvas de objetos que se encontram alinhados por trás dos objetos que vemos mais perto de nós):

File-2004-08-a-web-print

print

Em 2008, numa Conferência na Universidade do Texas em Austin, Texas, foi anunciado que o Telescópio Espacial Hubble mostrou algo nunca visto: um par de anéis brilhantes, um dentro do outro! O anel duplo é causado pela curvatura da luz de 2 galáxias distantes ao passar por uma galáxia mais perto, tudo no mesmo alinhamento em que estamos. Assim, vemos a galáxia mais perto com 2 anéis, e um dentro do outro!
A galáxia mais próxima está a 3 mil milhões de anos-luz de distância, a galáxia que forma o anel interior está a 6 mil milhões de anos-luz de distância, e a galáxia que forma o anel exterior está a 11 mil milhões de anos-luz de distância. E todas elas no nosso alinhamento! Fantástico! Que coincidência cósmica! O que dá esta imagem maravilhosa!

Ilustração Artística

Ilustração Artística

Leiam a notícia no site do HST e vejam a imagem real (sem “cores”):

hs-2008-04-a-web_print

Este fenómeno extremamente raro permite estudar algumas caracteristicas: das galáxias mais distantes, da Matéria Negra, da Energia Negra, e até da própria geometria do Universo!

2 pings

  1. […] um fenómeno explicado pela Teoria Geral da Relatividade, de Einstein. Neste caso, existe o chamado Anel de Einstein, produzido pela curvatura da […]

  2. […] Abell 68 é um enorme aglomerado de galáxias que distorce a luz vinda de objectos por trás dele, amplificando essa luz e permitindo-nos estudar esses objectos. A esse fenómeno dá-se o nome de lente gravitacional, o qual já explicamos neste artigo. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights