La Rochelle 2009 – Encontro de formação PRO/AM

Vários astrónomos amadores portugueses têm vindo a salientar-se em áreas antes reservadas aos profissionais.

Vejam-se os casos do José Ribeiro e do João Gregório que apresentam trabalho feito e reconhecido internacionalmente.

Mas nada acontece por acaso. Há 3 anos, os dois, mais o Filipe Alves foram participar no 2º encontro de formação PRO/AM em La Rochelle – 3 anos antes tinha havido o primeiro em Oléron – e daí trouxeram conhecimentos e contactos que lhes permitiram lançar-se na pesquisa de exoplanetas, no estudo de estrelas Be, na espectrografia estelar, etc. e que os tornou participantes activos de vários projectos.
Nessa altura foi lançado o espectrógrafo LHIRES – o José Ribeiro adquiriu um – que tem sido usado extensivamente e que foi usado na missão para a WR140, no Observatório de Teide, Tenerife, durante 4 meses, facto aqui relatado anteriormente.

Agora ocorreu o 3º encontro, com o mesmo espírito: – aumentar o conhecimento em temas importantes e de possível colaboração profissionais amadores, numa perspectiva de futuro.
As razões e os objectivos do encontro, pelo Christian Buil.
A este 3º encontro deslocaram-se José Ribeiro, Filipe Alves e Alberto Fernando.
Os temas versados e os PDF das apresentações podem ser acedidos, aqui
Estiveram presentes muitos profissionais e amadores, num total demais de 60 presenças. As palestras foram muito ricas de ensinamentos. Foram 3 dias intensos.

E, tão importante como as palestras, foram os contactos directos,o convívio franco e a disponibilidade dos muitos profissionais presentes para dar informações e tirar dúvidas. A fotografia do grupo:
Groupo ProAm 2009

Valeu a pena?
Vale sempre a pena quando há uma oportunidade de aprender com quem sabe mais do que nós. Se para o José Ribeiro foi um aprofundamento de conhecimentos,- ele, além de ter apresentado uma palestra sobre a campanha para o periastro da WR140, foi citado muitas vezes pelos seus espectros que, neste momento, alimentam várias bases de dados – para mim, cujo objectivo era conhecer um pouco melhor alguns dos temas versados, foi a constatação de que sabia menos do que julgava.
Esperamos agora pelos frutos. Estas acções de formação são uma sementeira de onde nascerão colaborações futuras.

Amadores disponíveis e com conhecimentos para colaborar com os profissionais, existem. Cabe aos profissionais saber e querer recorrer a eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights