Rovers Marcianos

spirit-opportunity.jpg

O Spirit e o Opportunity têm superado todas as expectativas.
Chegaram em Janeiro de 2004, com uma expectativa de vida de 3 meses.
6 anos depois continuam a sua missão de sucesso!
Hoje é o 6º aniversário do Spirit. Daqui a 21 dias será a vez do seu irmão gémeo, Opportunity, completar o seu sexto aniversário na superfície do planeta vermelho.
Os rovers têm se mostrado muito resistentes ao ambiente hostil de Marte. Tendo em conta que a qualquer altura algum dos inúmeros componentes dos veículos poderia falhar, não era esperada uma duração da missão tão longa como a que se verifica.

Segundo Ed Weiler, administrador associado da NASA os “gémeos trabalharam 20 vezes mais tempo do que estava previsto inicialmente. Foi um extraordinário retorno de investimento”.
Os rovers fizeram descobertas importantes sobre o clima violento e húmido de Marte no passado. Durante este tempo enviaram 250 mil fotos e percorreram cerca de 21 quilómetros, escalando montanhas e descendo crateras. Ao todo foram mais de 36 Gigabytes de dados através da sonda Mars Odyssey.
Até à data, os rovers mantém-se operacionais para novas tarefas que a equipa tem planeado para eles. O pó que se acumula nos painéis solares tem sido limpo pelas tempestades de areia provocadas pelas rajadas de vento marciano e é uma ajuda adicional à longevidade dos veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights