Buracos Negros não absorvem Matéria Negra

Buraco Negro

Pensava-se que os Buracos Negros “comiam” tudo.
Mas parece que não “comem” matéria negra.

Leiam, em inglês, aqui. E o paper.

E como diz o blog Eternos Aprendizes:
” (…) calcularam como os buracos negros supermassivos que estão no centro das galáxias interagem com a matéria escura. (…)
Os pesquisadores modelaram o modo como a matéria escura tem sido absorvida pelos buracos negros supermassivos e constatou que a taxa em que isso acontece é extremamente sensível à quantidade de matéria escura encontrada nas proximidades do buraco negro.
(…) a massa do buraco negro iria aumentar tão rapidamente que englobaria uma tal quantidade de matéria escura, que em breve toda a galáxia estaria alterada de forma irreconhecível.
Dr. Harris explica: “Ao longo de bilhões de anos, desde que se formaram as galáxias, tal absorção descontrolada da matéria escura em buracos negros deveria ter alterado a população de galáxias de forma diversa do que observamos hoje.”
Seu trabalho sugere que a densidade de matéria escura no centro das galáxias tende a apresentar um valor constante. (…) a matéria escura pode estar se comportando de uma maneira distinta do modo estimado pelos cientistas.”
Leiam mais, clicando aqui.