«

»

Mar 23

Buracos Negros não absorvem Matéria Negra

Buraco Negro

Pensava-se que os Buracos Negros “comiam” tudo.
Mas parece que não “comem” matéria negra.

Leiam, em inglês, aqui. E o paper.

E como diz o blog Eternos Aprendizes:
” (…) calcularam como os buracos negros supermassivos que estão no centro das galáxias interagem com a matéria escura. (…)
Os pesquisadores modelaram o modo como a matéria escura tem sido absorvida pelos buracos negros supermassivos e constatou que a taxa em que isso acontece é extremamente sensível à quantidade de matéria escura encontrada nas proximidades do buraco negro.
(…) a massa do buraco negro iria aumentar tão rapidamente que englobaria uma tal quantidade de matéria escura, que em breve toda a galáxia estaria alterada de forma irreconhecível.
Dr. Harris explica: “Ao longo de bilhões de anos, desde que se formaram as galáxias, tal absorção descontrolada da matéria escura em buracos negros deveria ter alterado a população de galáxias de forma diversa do que observamos hoje.”
Seu trabalho sugere que a densidade de matéria escura no centro das galáxias tende a apresentar um valor constante. (…) a matéria escura pode estar se comportando de uma maneira distinta do modo estimado pelos cientistas.”
Leiam mais, clicando aqui.

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>