Incríveis imagens do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia capturadas pelo astrônomo Snaevarr Gudmundsson

IMAGEM: Potentes descargas elétricas formam raios visíveis nas plumas do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia em 17 de abril de 2010. Repare também na enxurrada de icebergs da inundação (na parte inferior da foto). Crédito: Snaevarr Gudmundsson (*).

Quando as nuvens aquecidas das cinzas tóxicas junto com a torre de poeira se elevam para o céu, o ar é ionizado, gerando uma tempestade elétrica explosiva. Garfos colossais de relâmpagos faiscantes em torno das plumas nocivas vomitadas da cratera do vulcão criam uma imagem de pura energia, assustadora, como se o próprio ar estivesse em chamas.

O astrônomo Snaevarr Gudmundsson da Islândia passou bem próximo do vulcão Eyjafjallajokull e conseguiu imagens fantásticas do fenômeno.

“Eu consegui ficar próximo do vulcão entre 16h e 22h no sábado e observei esta impressionante erupção”, disse Gudmundsson no e-mail para a redação da Universe Today. “Um evento espantoso, explosões estrondosas de magma aquecido a 1200 °C em choque com água e gelo. Eu fotografei mais de 550 imagens ao longo de 3 horas de puro embevecimento. Pode até parecer estranho, mas suas contínuas mudanças de aparência nunca se tornam enfadonhas”.

Gudmundsson disse que havia um pouco de cheiro sulfúrico no ar, apesar de estarem em um local onde o vento soprava diretamente na direção ao vulcão. “As cinzas foram sopradas para o outro lado do vulcão, tornando a vida miserável para os agricultores e famílias que estão abaixo, mas o resto das cinzas subiu para uma maior altitude e de lá seguiu para a Europa.”

A pluma massiva gera uma imagem impressionante, desde potentes descargas elétricas formando brilhantes raios dentro das nuvens até uma quantidade fenomenal de cinzas ejetadas.

Inundação e icebergs

(*) “A partir do sopé do vulcão até o topo proeminente, visto na frente da nuvem de fluxo piroclástico (que aparece em algumas fotos), a altura total estimada é de cerca de 1.300 a 1.400 metros”, disse Gudmundsson. “Quando a erupção começou, uma inundação enorme desceu a geleira abaixo à esquerda da cratera. E se você olhar de perto na foto mostrando o sopé da montanha verá uma enxurrada de icebergs no plano da inundação. Sob esta mesma geleira havia uma lagoa pouco profunda (não pode ser vista, mas residia entre duas morenas, uma de cada lado), mas os sedimentos da erupção a encheram em apenas dois dias, no máximo! Isso é inacreditável. Eu já escalei esta geleira muitas vezes, mas o acesso era geralmente através da morena, ao redor da lagoa para atingir o gelo. Mas, de repente, a morena se foi.”

Na imagem abaixo vemos um helicóptero voando nas redondezas, que aparece minúsculo em relação as plumas vulcânicas.

IMAGEM: As plumas massivas do vulcão Eyjafjallajokull escondem um helicóptero flagrado voando nas proximidades (à esquerda). Crédito: Snaevarr Gudmundsson.

Gudmundsson disse que ele e outros fotógrafos estavam a uma distância segura da erupção, mas foram poucos quilômetros de distância. “Estávamos perto de um pequeno rio e seu som proeminente nos impediu de ouvir muito da erupção, exceto alguns estrondos de trovões, de vez em quando”, disse ele. “Durante a luz do dia, nós até mesmo vislumbramos alguns raios, mas ao anoitecer os flashes foram facilmente localizados, especialmente durante os períodos ativos das explosões vulcânicas”. Gudmundsson disse que os caminhos de inundação podem ser visto abaixo da geleira como gargantas estreitas esculpidas suavemente sobre os sedimentos vulcânicos.

Alguns dos mais recentes relatórios da Islândia informam que em algumas áreas a precipitação vulcânica tem sido significativa, entupindo os motores dos carros, tornando grama acinzentada e reduzindo a visibilidade a apenas alguns metros.

A polícia diz que as condições de dirigibilidade podem ser muito difíceis nestes lugares, mas a área afetada é remota, onde moram apenas algumas centenas de pessoas, a maioria deles vivendo em casas isoladas de fazendeiros. Eles foram aconselhados a permanecer dentro com as janelas e portas fechadas e a usar óculos de proteção e uma máscara se forem se aventurar ao ar livre.

3 enormes crateras reveladas pelo radar

A equipe da Landhelgisgæslan (Icelandic Coastal Patrol) capturou esta imagem de radar das crateras do Eyjafjallajökull na última sexta-feira. Observa-se que há 3 grandes aberturas e cada uma tem de 200 a 500 metros de diâmetro.


Fonte

Universe Today: Incredible Images of Iceland Volcano from Just a Few Kilometers Away

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights