Eyjafjallajökull em 50 imagens fabulosas
Aconselho a que releiam os posts sobre este assunto, nesta categoria.
As fotos que vou colocar em seguida são desses nossos posts, desta página, e deste blog.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
37 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
1- em 1957,sim 1957,quando tinha 16 anos,no vulcão dos Capelinhos assisti a descargas destes tipos.Estao publicadas. Depois disso presenciei centenas,ja como vulcanologo. Queira ler a revista VISAO DO DIA 26 de Maio 2012– tem texto e perguntas sobre vulcões.
Excelentes fotos com percepção dos efeitos fisicos do planeta!
Como o nosso planeta era em certos períodos de nossa formação faz me lembrar que a espaçonave Terra está ainda em crescimento e sempre estará em tranformação.
Pergunta : Existe locais embaixo da crosta mais fina ,como pontos de erupsão constantes podemos chamar de pontos de fogos do Planeta?
Author
Existem sítios com mais probabilidades sim, devido às falhas.
Olá Carlos !!!
Parabéns pelo blog. Amo vulcões e essas fotos ficaram fantásticas !!!!!!!
Um Abraço
Fotos maravilhosas.
Talvez a “natureza” esteja planejando um “controle populacional”.
Ja tem muita gente em nosso planeta (algumas não valem nada).
Muito interessante! Muito interessante também o programa que passou faz uns dias na RTP2, onde falava que esta erupção tinha apenas uma escala de 3/8. Eles conjugavam o efeito do aquecimento global nos vulcões de glaciares (menos gelo, menos pressão, logo mais liberdade+efeito da água em contacto com o magma ser mais explosivo). Fizeram também a avaliação histórica de uma altura semelhante, acerca de 10000 anos, onde o gelo derreteu e se seguiram 1000 anos de intensa actividade sísmica, pareceu-me que estavam relacionados. Interessante também que o irmão deste vulcão normalmente entra em erupção passado 1.5 anos após o seu irmão mais pequeno. Chama-se Katla e pelo que percebi é capaz de erupções 20 a 30 vezes mais fortes (é 10x + forte por cada ponto na escala, logo sobe “apenas” para 6/8. Não foi muito tranquilizador, especialmente a parte do presidente da Islândia a dizer que já tinha comunicado com as autoridades a dizer que a nível europeu nos devíamos preparar para o pior. Eu não sou catastrófico, sou informado. E…pesquisem. Tentei escrever tal como entendi, mas posso ter entendido mal algo.
Great post I must say.. Simple but yet interesting and engaging.. Keep up the awesome work!
Imagens que fazem pensar… Lindas
A humanidade precisa de respeitar e proteger mais a natureza.
Temos de tentar viver em harmonia com a natureza, e dar mais valor ás coisas simples e belas que nos rodeiam…
GIRO
Author
Miguel,
Exacto!!!
Adaptação é o requisito principal para a sobrevivência de qualquer espécie
🙂
Parabéns pela colecção de fotografias. Este fenómeno, além de ser espectacular pela força e poder, é simplesmente lindo. Concordo plenamente quando se diz que isto não é nada. É apenas uma amostra insignificante de como a geografia dos continentes e ilhas onde moramos se formou.
Terramotos, maremotos, nuvens nocivas e cheias só são desgraças se estivermos no caminho. É uma questão de conseguirmos conviver com eles e não se fazerem disparates que favoreçam o aparecimento de alguns destes fenómenos. E de perceber que é assim que o nosso planeta funciona. Muitos dos que se conhecem são muito piores!
[…] recentemente, o mais famoso vulcão a ter uma actividade bastante forte foi o Eyjafjallajökull, na Islândia. Podem ver 50 imagens fabulosas desse vulcão em 2010, neste post. Notem que o do […]