«

»

Mai 15

O Clima no Mundial

imagem

Já que estamos perto do Mundial de Futebol 2010, na África do Sul vamos ver algo de curioso.
Portugal situa-se numa zona do Globo bastante rara, tem um clima Mediterrânico. Este clima existe em pequenas extensões: na bacia mediterrânica (Sul de Portugal, Espanha, Grécia, Norte de Marrocos, Argélia e Egipto), costa Oeste dos Estados Unidos (Califórnia); Sudeste da Austrália; Sul do Chile e ponta Sul da África do Sul. O mapa seguinte mostra as raras zonas onde ocorre este tipo de clima:
imagem
Este clima, o único em que o Verão é a estação seca.
O seguinte gráfico mostra a linha da temperatura e as barras de pluviosidade ao longo do ano:
imagem
Podemos reparar que a temperatura nos meses entre Maio e Setembro fica acima das barras de pluviosidade, o que quer dizer que esses meses são secos.

Portugal vai jogar os três jogos da fase de grupos em três cidades da África do Sul: Port Elizabeth, Durban e Cape Town:
imagem
Só na zona de Cape Town é que ocorre o clima Mediterrânico.
Os jogadores habituados a jogar em Portugal, sul de Espanha, ou seja na Bacia Mediterrânica, não vão ter problemas em se adaptar a este clima, já que é o mesmo.

Dário S. Cardina Codinha

Frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Biológica na Universidade do Algarve e o curso de Biologia Celular e Molecular na Universidade Nova de Lisboa. Presidiu ao Núcleo de Engenharia Biológica da Universidade do Algarve.

Manteve o blog Universo Paralelo que está a dormir desde 2010. Apaixonado pela escrita criativa, sátira e humor.

Luta constantemente contra ideias falaciosas e teorias erradas. A realidade é explicada por um mecanismo chamado ciência e ela merece ser respeitada e seguida.

Desde os 11 anos que lê notícias sobre o Universo e recebeu, aos 13 o livro Cosmos, de Carl Sagan, que devorou. A partir daí coleccionou artigos e livros científicos. Gosta de divulgar ciência da vida (área académica) e ciência espacial (área de paixão). De vez em quando "saca" algumas sebentas para se manter actualizado.

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>