Vaivém até 2011

A NASA decidiu adiar o lançamento das duas últimas missões do vaivém espacial após proceder à análise do estado de preparação das cargas a transportar para a estação espacial internacional e após ter em conta o apertado calendário de partidas e chegadas à ISS.

Assim, a missão STS-133 foi adiada para o dia 1 de Novembro às 16:33UTC. O vaivém espacial Discovery irá transportar materiais e mantimentos para a ISS e durante esta missão serão realizadas duas actividades extraveículares. A bordo do Discovery será também transportado o módulo logístico Leonardo que está a ser modificado para passar a ser um módulo permanente na ISS.

A última missão deverá ter lugar a 26 de Fevereiro de 2011 com o vaivém espacial Endeavour a ser lançado às 16:19UTC. O Endeavour irá transportar o Alpha Magnetic Spectrometer (AMS) para além de equipamentos e mantimentos para a estação espacial.

Entretanto existe a possibilidade de uma última missão por parte do vaivém espacial Atlantis tirando partido do tanque exterior de combustível e dos dois propulsores laterais de combustível sólido que foram construídos para serem utilizados numa hipotética missão de resgate durante a última missão do Endeavour. A decisão de lançar o Atlantis numa última missão não está tomada e a NASA ainda terá de obter o apoio financeiro e político para a missão.

Imagem: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights