Hubble Confirma “Cauda” do Exoplaneta HD209458b

Observações recentes realizadas com o novo espectrógrafo COS (Cosmic Origins Spectrograph) do telescópio espacial Hubble estabelecem definitivamente a existência de uma cauda de gás no exoplaneta HD209458b, proposta originalmente em 2003 para explicar observações do sistema (também realizadas com o Hubble). A dita cauda resulta aparentemente de gás que escapa da atmosfera do planeta devido à forte irradiação a que está submetido e que é depois transportado pelo vento estelar da estrela hospedeira. Podem ver a notícia aqui.

Ainda recentemente observações realizadas com um dos telescópios do VLT (Very Large Telescope) demonstraram a presença de ventos entre os 5 e os 10 mil quilómetros por hora nas camadas superiores da atmosfera deste planeta. Podem ver essa notícia aqui.

• Carlos Oliveira on 16/07/2010 at 14:19

universetoday.com…

Também li aqui:

“Next time you hear someone complaining that it’s too hot outside, you can make them feel better by pointing out that at least their planet isn’t so hot it is vaporizing into space. Unless of course you happen to be speaking to someone from the gaseous extrasolar planet HD 209458b.”

LOLLLL excelente começo de artigo 😛