Apenas mais uma colina em Cydonia

Imagem captada pela Mars Reconnaissance Orbiter a 5 de Abril de 2007 (resolução 25 cm/pixel), mostrando o topo de uma mesa na região de Cydonia.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Desde a sua descoberta nos anos 70, a “Face de Marte” tem alimentado um role de especulações relativas à sua natureza artificial e à sua relação com outras estruturas vizinhas supostamente construídas por uma antiga civilização extraterrestre. Surpreendentemente, apesar de ter sido repetidamente fotografada por diferentes sondas, em diferentes ângulos de iluminação e em resoluções muito superiores às das primeiras imagens onde foi identificada, a estrutura continua a ser entendida por muitos como uma evidência flagrante da existência de vida inteligente em Marte.

Imagem obtida a 25 de Julho de 1976 pela sonda Viking 1, mostrando a curiosa colina em forma de face. A resolução das imagens da “Face” obtidas pelas sondas Viking oscila entre os 43 e os 889 m/pixel.
Crédito: NASA/JPL.

A nova imagem recentemente obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter mostra de forma inegável a verdadeira natureza da “Face de Marte”. Com cerca de 1,5 km de comprimento, a estrutura rochosa é apenas… mais uma das muitas colinas que se elevam nas planícies de Cydonia; provavelmente, um belo exemplo de uma antiga cúpula de lava erodida na forma de um planalto isolado ou mesa.

3 comentários

2 pings

  1. Caro Filipe,

    Na imagem captada pela MRO, o Norte está voltado para baixo, daí ser mais difícil perceber qual a parte fotografada.
    Parece-me que o que se vê corresponde a toda a região que, nas imagens de menor resolução, faz lembrar uns olhos e um nariz.

  2. As duas fotos mostradas neste post são da mesma zona? É que realmente na imagem de cima, não consigo identificar nenhuma coisa parecida com uma cara.. Nem sequer com um monte vagamente parecido a uma colina.. Mas também, se a resolução é de 25 cm/pixel, uma cara de 1500 metros ocuparia 6000 pixeis. Como a imagem tem menos, talvez 2000 píxeis de largura, o que se vê ali será só um pedaço da face, talvez o olho, não?..

    • Carlos Oliveira on 30/07/2010 at 05:44
    • Responder

    A Face de Marte é um mito que vai persistir… por mais fotos que hajam a provar o contrário.

    As pessoas querem continuar a acreditar no Pai Natal… não crescem 🙁

  1. […] Face em Marte (direita)… não existe. Foram simplesmente jogos de luz e perspectiva, aliados a câmeras antigas. Com as sondas que temos […]

  2. […] nuvens e vemos coelhos, elefantes, caras conhecidas, etc. Em Marte, a pareidolia mais famosa é a Face de Marte (também na Terra). Mas há outras em Marte, como o famoso smile […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights