Tractor Beam

tractor

A série Star Trek torna-se, cada ano que passa, mais real.
Agora estão a ser desenvolvidos “tractor beams” em laboratórios na Terra.

“Raio trator começa a se tornar realidade.
Pesquisadores da Universidade Nacional Australiana conseguiram mover nanopartículas no ar ao longo de grandes distâncias, utilizando apenas um feixe de laser especialmente projetado para a tarefa.
Embora eles se refiram ao feito como o primeiro passo rumo a um “raio trator”, uma forma de capturar naves espaciais ou asteroides, muito difundida em filmes de ficção científica, o experimento não funcionaria no vácuo do espaço.
Contudo, o feito pode ter grande impacto aqui na Terra, se não para arrastar pedras e carros, pelo menos para ajudar na delicada montagem de micro e nanomáquinas e de componentes eletrônicos em nanoescala e para lidar com amostras biológicas.”
Leiam o resto, aqui.

raio tractor
O laser oco funciona como um duto, ao longo do qual as partículas absorvedoras de luz podem ser movimentadas para frente e para trás a distâncias de até um metro

Leiam, em inglês, o artigo científico.

1. mas já há telemóveis, portas de abrir automaticamente, naves movidas a iões, etc