Sol com mudanças extremas

Já temos dito que o Sol deverá atingir o seu próximo máximo em 2013, e poderá ser forte, levando a muitas auroras, e a quiçá a problemas nas comunicações devido a fritar alguns satélites.

Sabemos também que durante 1645 e 1715, o Sol quase não teve manchas solares, ou seja, teve pouca actividade, levando ao chamado Mínimo de Maunder, que basicamente se traduziu em temperaturas extremamente baixas na Terra durante 70 anos – uma pequena idade do gelo, gelo por todo o lado durante várias décadas na Europa e América do Norte.

maunder minimum

Um estudo diz-nos agora que a partir de 2015, pode não haver mais manchas solares, ou seja, o Sol entrar novamente num mínimo, levando a um declínio acentuado de temperaturas, deixando o planeta como uma bola de gelo durante algumas décadas.

solar geomagnetic

Inovação Tecnológica:
“Cientistas que estudaram as manchas solares durante os últimos 20 anos concluíram que o campo magnético do Sol que as origina está diminuindo.
Se a tendência atual continuar, por volta de 2016 o Sol pode ficar totalmente sem manchas e assim permanecer ao longo de décadas.
Um fenômeno semelhante, que ocorreu no século 17, coincidiu com um período prolongado de resfriamento na Terra.
Conhecido como “Pequena Era do Gelo”, o maior Mínimo Solar já registrado durou 70 anos. O chamado Mínimo de Maunder durou de 1645 a 1715, com a Terra experimentando temperaturas muito baixas.
Embora os mínimos solares normalmente durem cerca de 16 meses, o atual se estendeu por 26 meses, o mais longo em um século. (…)”
Notícias relacionadas, aqui e aqui.

Leiam em inglês, aqui, aqui, e aqui. E o artigo.

1. eu tenho visto auroras diferentes, explosoes no espaço que dizem que sao galaxias a se juntar e se destroem,e acerca da nuvem que vai passar perto da nossa terra sera k acontece algo?e os meteoritos ou cometas k veem pra ca eu gostava de
    poder fugir deste planeta ou galaxia ou outro sitio longe disto

1. Auroras são normais e constantes desde que existe Terra.

Nunca viu a olho nú ou sequer em tempo real galáxias a juntarem-se.

Não vai passar qualquer nuvem. Isso são pseudo-tretas.

Não pode fugir. Nem há qualquer motivo para fugir.

2. 1 – Sim, claro. Até pelo que diz no post 😉

2 – Depende do que se entende por “fiabilidade”.
    100% previsões certas? Não.
    O estudo solar é relativamente recente. Há 30 anos nem sequer se sabia das “solar flares” e do problema que serão para as nossas comunicações.
    Mas conhecem-se os ciclos solares, e a evolução estelar (o Sol é uma estrela, por isso segue o mesmo ciclo evolutivo das estrelas de massa similar).

3. Agradecia que me esclarecessem duas dúvidas:
    1 – A actividade solar influencia as temperaturas na Terra?
    2 – É possível prever com fiabilidade a evolução da actividade solar?
    Obrigado

4. Bom, acreditar não acredito. Mas, sem dúvida, quem fez o filme tinha um vasto material para fazer o filme! 😀 Pena que ele não leu o seu material que refuta tudo. 😉

5. Não acredite em nada disso 🙂

6. Acabei de receber um email catastrófico, misturando astronomia, manchas solares, raios gama, crop circles, alinhamento dos planetas, buraco negro do centro da galáxia, proximidade de um outro planeta, uma certa estela azul, ETs, exterminio da população, ou pelo menos de grande parte dela, vacinas, e… amor, muito amor! Uma nova era a partir de… tchan tchan! Dezembro de 2012!

E aí, vem você e me diz que é a partir de 2013!

Bom, as datas começam a se aproximar! 😀