Eleições e a Ciência

Nesta altura, o Brasil anda em festa devido às suas eleições: ganhou para já a Dilma na 1ª volta para Presidente, Romário e Bebeto são deputados, o palhaço Tiririca surpreendeu ao ser um dos candidatos a deputado mais votado de sempre (com o lema: “vota Tiririca, pior do que tá não fica“), entre vários candidatos bem estranhos.

Em Portugal, as eleições Presidenciais são em 2011, havendo já 5 candidaturas anunciadas, e 2 outras possíveis.

O astroPT é uma comunidade sem fins lucrativos que não se mete na política. Daí que não apoiamos politicamente candidatos.
No entanto, como comunidade científica, congratulamos e apoiamos todas as acções, actividades, e resoluções dos candidatos que decidirem apoiar efectivamente a ciência e o progresso científico.
É o caso de uma actividade a realizar-se hoje.

A candidatura presidencial do Dr. Fernando Nobre (RTP, blog, candidatura) contactou-nos no sentido de promover a ciência, e “oferecer alguma visibilidade às questões da Ciência e da Investigação científica”.
Nesta candidatura independente, foram convidadas para esta actividade várias pessoas de diferentes sensibilidades políticas, mas que todas elas pretendem promover a ciência.
O dia de hoje tem por tema de pré-campanha: Ciência e Novas Tecnologias.

Assim, irá haver hoje pelas 21h, um jantar-encontro “com astrónomos, biólogos, físicos e diversas personalidades ligadas à investigação, com o objectivo de divulgar o estado da Ciência e da Investigação científica em Portugal e trocar opiniões com o Dr. Fernando Nobre”. O interesse será informar o candidato de várias questões científicas importantes, e ao mesmo tempo, fomentar uma discussão sobre a melhor maneira de “promover a ciência e a investigação científica em Portugal”.
Às 22:30, irá haver uma visita guiada ao Observatório Astronómico de Lisboa, e observação dos astros.

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Já agora, em relação ao jantar-encontro, aqui estão algumas fotografias, e onde se pode ler também que além de outras pessoas ligadas a outras ciências, em relação à astronomia estiveram presentes:

    Rui Agostinho (Sub-Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa e Professor de Física na UL)

    João Fernandes (Representante português para o Ano Internacional da Astronomia e professor de Matemática da Universidade de Coimbra)

    Miguel Claro (em representação da presidência da NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, e colaborador do astroPT)

    Mário Ramos (Astrónomo amador membro do AstroPT e da NUCLIO)

    José Ribeiro (Astrónomo amador e membro do grupo ATALAIA)

    Luís Ramalho (Astrónomo amador e astrofotógrafo)

    http://lisboacomdrfernandonobre.wordpress.com/2010/10/05/fotografias-do-jantar-ciencia-e-novas-tecnologias-com-o-dr-fernando-nobre/

  2. Em Portugal, a Política parece andar arredada das questões que são realmente importantes, perdendo-se tempos infindos com “quem mentiu na reunião que tivemos”, sobre as supostas adopções dos Ronaldos deste mundo, das viagens ao México da VIP do momento ou de quaisqueres outras minudências.
    Entre esta vaga de irrelevâncias, a única (e mais segura) forma de vencermos o nosso crónico sub-desenvolvimento é o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, razão pela qual esta iniciativa do único candidato independente assume contornos de originalidade e de grande importância.
    Lamentavelmente, os media não deram a merecida atenção ao evento…
    Compreensível, já que os alinhamentos dos telejornais estão saturados de imbecilidades e de fait-divers.

  3. Concordo que é uma forma de protesto quanto à política actual (que é igual em todo o mundo).
    Penso que vai dar ao mesmo que os que votaram na actriz porno nas eleições americanas, ou que votaram naquele que dizia que era extraterrestre, ou que votam actualmente por exemplo na O’Donnell, de que tanto tenho falado por aqui no blog (muitos dos votos a favor dela, são em protesto contra a política e os políticos).

    Eu não percebo das eleições no Brasil, mas em geral não sei se será desvantajoso.
    O Reagan era um actor, um mau actor, e foi Presidente dos EUA, e a maior parte das pessoas considera que até se safou bem.
    O Schwarzenegger é Governador da Califórnia, e só não se pode candidatar a mais (Presidente), porque a lei não permite (ele não nasceu nos EUA).

    Quanto a cómicos na política, veja-se o caso do Al Franken:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Al_Franken
    Tem-se portado muito bem. Aliás, em acções governamentais que têm sido transmitidas pela TV, ele tem sido um dos melhores, com perguntas e comentários excelentes.

    Há um filme muito bom sobre um cómico que vira político:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Man_of_the_Year_%282006_film%29

    Pessoalmente eu votava no Jon Stewart para Presidente. Não por ele ser cómico, mas por ser bastante inteligente na forma como analisa os problemas.

    Quanto aos políticos portugueses, eu realmente gostava que eles se interessassem mais por ciência (e pela Humanidade).
    Daí que aplaudo esta acção e este interesse do Dr. Fernando Nobre, e espero que outros sigam o mesmo exemplo.

  4. 😀

    Exatamente porque a eleição foi a manifestação do povo, vai ter o 2o. turno! 🙂 E se formos falar em festa, em outro sentido, houve festa, sim. A candidata Marina e seus correlegionários festejaram a sua expressiva votação. Os do Serra festejaram a ida para o segundo turno. Só Dilma nào festejou, apesar da festa estar até preparada. 😀

    Uns absurdos apareceram como candidatos e, mais absurdo dos absurdos, é ter uma votação expressiva como forma de protesto pela política atual. Infelizmente, essa forma de protesto é como o feitiço contra o feiticeiro, uma vez que a maior parte dos votos desse candidato, o Tiririca, vão para candidatos que a princípio nem seriam eleitos. É uma forma indecente de trapacear nas eleições.

    Agora, gostei dessa ideia do Dr. Fernando Nobre. 🙂 Politica e ciência é uma dupla explosiva qeu pode dar muito certo, né não? 😉

  5. Caro Wexlei,

    Antes de fazer comentários sem nexo, pense um pouco.

    “A Candidata Dilma ainda não ganhou as eleições, haverá segundo turno”
    Isso é o que é dito no post. Ela ganhou para já na 1ª volta.
    Se clicar no link, vê quem são os dois candidatos na 2ª volta.
    Como vê, perdeu uma boa oportunidade para concordar com o post.

    “Me avise onde está a festa”
    Sempre ouvi dizer que os períodos eleitorais são períodos de festa, já que o povo tem oportunidade de escolher os seus representantes.
    Se calhar o Wexlei precisa é de se animar mais…

    Não percebo onde detectou sarcasmo. Será que anda a ver a mais?

    “Eleições e a Ciência” é um rótulo mesquinho? Desaconselho-lhe a bebida…

    Quem são o “nós”?

    Onde está a desinformação? Se há deslize, parece-me seu…

    Se ler o astroPT na categoria respectiva (“Actividades de Divulgação”), vê muitas actividades divulgadas, incluindo com acções de observação astronómica, seja por quem fôr que as faça.
    Daí que a divulgação de mais esta informação que nos chegou, não me parece fora do normal.

    Vou assumir que este seu péssimo comentário se deve a uma dôr de cotovelo qualquer quanto ao resultado das eleições, e daí ser compreensível, e até desculpável, o teor do comentário.

    • Wexlei Silveira on 04/10/2010 at 20:40
    • Responder

    “Nesta altura, o Brasil anda em festa devido às suas eleições: ganhou para já a Dilma na 1ª volta para Presidente(…)”
    1º – A Candidata Dilma ainda não ganhou as eleições, haverá segundo turno;
    2° – Me avise onde está a festa, pois aonde moro, no sul do Brasil, não se vê festa alguma a respeito das eleições, mesmo porque hoje é segunda-feira.

    Uma pena um blog como o AstroPT agir dessa forma, com sarcasmo em cima de um rótulo tão mesquinho quanto este sobre nós e com desinformação a respeito do resultado das eleições, especialmente porque o autor provavelmente não soube buscar informações a respeito das eleições no Brasil, mas prefiro pensar que isto tenha sido um deslize.
    E ao contrário do que diz no post, isso me parece muito uma forma de apoiar o tal candidato português citado.

  1. […] by Clavis Prophetarum em 2010/10/05 Notícia sobre o Jantar “Ciência e Novas Tecnologias com Fernando Nobre” de 4 de outubro num dos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights