Momentos derradeiros da vida de um cometa

Photobucket

Sequência de 48 imagens mostrando um recém-descoberto cometa num aparente mergulho vertiginoso em direcção ao Sol. As imagens foram captadas nas primeiras horas do dia 21 de Outubro de 2010, pelo coronógrafo LASCO, um dos 11 instrumentos científicos que se encontram a bordo do SOHO.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA/animação de Sérgio Paulino.

O SOHO observou ontem o mergulho suicida de um cometa em direcção ao Sol. Aparentemente, o objecto volatizou-se pouco antes de completar o seu voo rasante pela escaldante atmosfera solar.
O cometa kamikaze foi descoberto no passado dia 19 de Outubro pelo caçador de cometas chinês Bo Zhou, em imagens captadas pelo coronógrafo do SOHO. O novo objecto é provavelmente um membro da família Kreutz, um grupo de cometas resultantes da fragmentação de um cometa gigante à pelo menos 2.000 anos.
São mais de 1.900 os cometas descobertos até hoje em imagens do SOHO. Para comemorar tal desempenho, a equipa da missão lançou recentemente o SOHO 2000th Comet Contest, um concurso que propõe a todos os que estejam interessados em participar, a realização de uma previsão da data e da hora da descoberta do seu duomilésimo cometa. O vencedor será aquele cuja previsão se aproxime mais da verdadeira data desse acontecimento. Para mais informações consultem a página do concurso.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Esclarecido e obrigado,

    Abraço

  2. universetoday.com…

    O Sol vai-se continuar a alimentar 🙂

    O Sol é o objecto de maior massa em todo o sistema solar, daí que eventualmente “toda a matéria irá cair na sua direcção”, ou continuar em órbita.
    De qualquer modo, não precisa comprar já um protector solar de escala 1000.
    O Sol ainda irá viver (como “estrela normal”, da Sequência Principal) mais cerca de 5 mil milhões de anos.
    Até lá vai aumentar muitissimo de tamanho, ficando praticamente do tamanho da órbita da Terra ao redor do Sol, e depois irá ficar muito mais pequeno, do tamanho da Terra, mas com uma enorme massa…. ficará uma anã branca.

    Veja esta foto de uma estrela como o Sol, que já “morreu” e tornou-se uma pequena anã branca:
    http://www.universetoday.com/40648/white-dwarf-star/

  3. Saudações e curiosidade astronómica.
    O Sol também se alimenta?
    Aparte dos humorísticos comentários lidos com agrado sobre a imagem dos “Momentos derradeiros da vida de um cometa” sugere-me uma questão algo pertinente como a de saber se a nossa estrela o Sol, tem ou não existência “limitada”.
    Quer seja pelo seu consumo de energia permanente como todas as outras estrelas, ou se, apesar de não ser fácil quantificar o número de cometas e asteróides que encontram lá o seu derradeiro fim, vindos de outras zonas da galáxia ou da conhecida cintura de asteróides que orbitam entre Marte e Júpiter, alguns com 200 kms de diâmetro, se esta massa poderá compensar em energia o suficiente para alimentar o Sol. Ou é dado adquirido que se extinguira inevitávelmente? Aguardo.

  4. Carlos,

    Vou-te transmitir isto aqui porque não quero que mais ninguém saiba. O que vou escrever é muito sério e não podes dizer a ninguém.
    O cometa… não era mesmo um cometa. Era uma das naves da frota de “esferas” espaciais que cobriram o céu de Nova Iorque no dia 13 de Outubro. A NASA publicou as imagens para que ninguém pudesse associar estes acontecimentos.
    Estes objectos são controlados por extraterrestres do planeta Gliese 581g. Estão lixados pelos humanos saberem da sua existência. Estas naves são a primeira vaga de uma invasão que culminará com a chegada do FMI a Portugal.
    🙂

    Para os menos atentos, tudo o que escrevi anteriormente é apenas uma brincadeira.
    Quando se ignora a explicação mais simples para determinado fenómeno e se aceita qualquer outra explicação como válida, então poderemos ter este tipo de raciocínio a funcionar. Tudo vale. Associam-se acontecimentos sem qualquer relação numa amálgama sem sentido que desvia a atenção e cria a confusão nas mentes menos esclarecidas.

  5. Sérgio, estás enganado.
    Segundo aqueles que acreditam que existe vida inteligente a viver dentro do Sol (e há muita gente que acredita em vida no Sol), vê-se perfeitamente que aquilo é uma nave espacial a chegar a casa
    😛
    Cometa? pffff esses cientistas arrogantes têm a mania que sabem tudo…

    Tou meio a brincar.
    Porque é óbvio que isto que escrevi em cima é um disparate.
    Mas é um disparate de argumento, quer para algo que é nitidamente um cometa a ser puxado gravitacionalmente pelo Sol, como é um disparate de argumento para balões no céu serem OVNIs ou imagens da NASA em que se imaginam naves ETs.

    O interessante é que neste caso do cometa, as pessoas assumem que os cientistas estão certos.
    Enquanto noutros casos semelhantes (com explicações de cientistas), as pessoas assumem que os cientistas nunca sabem do que falam, e decidem inventar conspirações.

    Pronto, foi mais um desabafo sobre a irracionalidade e a incoerência de alguns argumentos
    😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights