Lembram-se das profecias de fim do mundo sobre o LHC ir criar buracos negros que iriam engolir a Terra? Leiam aqui.
Este domingo, dia 7 de Novembro de 2010, o LHC criou condições semelhantes ao Big Bang, e nada se passou… pelos vistos, continuamos aqui.
Ou será que o mundo acabou e nem reparei?
Alguém deu conta?
Segundo o site Inovação Tecnológica:
“LHC cria mini Big Bangs e não destrói a Terra.
O mundo não acabou, de novo.
Eram 21h30 deste domingo, dia 07 de Novembro, e tudo aconteceu rápido demais. Tão rápido que não havia nem um só catastrofista de plantão.
Primeiro, os cientistas arrancaram os elétrons de átomos de chumbo, transformando-os em íons. A seguir, aceleraram esses íons a velocidades altíssimas, e os fizeram colidir uns contra os outros.
O resultado foi que o homem finalmente conseguiu criar mini Big Bangs, reproduções em escala reduzida daquilo que deve ter acontecido quando nosso Universo foi criado.
Mas, ao contrário do que alguns poucos esperavam, o mundo não acabou. (…)”
11 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
I love LHC
Author
@bigkax
Não consigo abrir o 2º link, mas sim, eu lembro-me de ver/ler no Harry Potter os espaços interiores maiores que no exterior.
Falei nas “casas assombradas”, porque dá para abrir portas secretas, e ver-se espaços que de fora pareciam simples paredes… foi só.
Mas sim, percebi a tua ideia 🙂
Acho que mais depressa vai haver holodecks 🙂
(estar num quarto fechado e dar a sensação que estamos num enorme espaço aberto)
@Carlos Oliveira
Não sei se percebi…
O que eu queria dizer é ter uma tenda assim e por dentro ser assim.
@Alberto Carvalhal Campos
“É necessário que se construa uma galáxia.”
É melhor avisar a comunidade cientifica, ate agora pensava-se que só era necessário uma estrela com massa suficiente, mas afinal se a estrela não estiver numa galáxia não forma um buraco negro.
Felizmente o planeta terra está numa galáxia o que permitiu este artigo.
Author
Como português, e benfiquista, tenho a dizer que esta notícia tem a sua parte verdadeira…
O meu mundo acabou um pouco no domingo à noite, assim que o árbitro apitou para o final do jogo…
será que foi esse “fim do mundo” que os Maias profetizaram? 😛
hmm qual será o orçamento para se construir uma galaxia…
Author
Olá,
Este post vem originalmente de um “press release” do LHC.
E é preciso ver que isto é mais “marketing” que outra coisa…
Cada vez que sai uma noticia do LHC… dizem sempre que anda a criar big bangs… o que é um exagero. Mesmo “mini big bangs” é um exagero, pela confusão que isso traz.
E as noticias próximas vindas do LHC, aposto que terão sempre o mesmo marketing… a dizerem que estão a criar big bangs
😛
Agostinho, o LHC cria sempre nova matéria… se por “criar nova matéria” se entende, criar novas partículas que não existiam antes, a partir das colisões
😉
bigkax, quanto a criar mais espaço dentro, do que existe visto de fora, isso não é o mesmo que as casas assombradas ou de mistério?
😛
Alberto, noto que de vários em vários meses, vem aqui deixar um comentário, seja a que respeito fôr, sempre dizendo que tem a resposta na sua teoria (que expôs na sua página). Começo a achar que é SPAM (e os filtros SPAM do blog, também o colocaram automaticamente na pasta de SPAM).
Porque não publica a sua ideia sobre o Universo num journal científico? Não seria do seu interesse fazê-lo, em vez de vir para a net em vários sites dizer a mesma coisa?
olhandoouniverso.blogspot.comÉ impossível criar um buraco negro aqui na terra. Para se criar um boraco negro é necessário muito espaço, muita massa e forças da natureza. É necessário que se construa uma galáxia. Este é um tipo de buraco negro (galáctio). O outro é um buraco negro planetário. Veja em: http://www.olhandoouniverso.blogspot.com
startrek.comAs micro-singularidades não passam de um mito Vulcano.(singularidade e Vulcano soam tão mal em português)
Não sou nenhum especialista(muito pelo contrario) mas em caso da remota possibilidade de um buraco negro se formar o mais provável é que ele colapse quase instantaneamente(digo eu).
Se os senhores do Leonhardt’s group em St Andrews não destruíram o planeta com o buraco negro deles não existe razão para ter medo de um de possível existência teorética.
Com isto de mini Big Bang fiquei a pensar se será possível criar espaço à semelhança da nave vinda do futuro no Star Trek: Enterprise ou Harry Potter (ser maior por dentro do que por fora)…
Isso foi muito sem graça… Nem um mundo paralelo?! Decepcionante… 😉
Para reproduzir o Big Bang o LHC teria que ter “criado” matéria a partir das colisões. “Criou?”. Que se sabe sobre isto?
[…] Pinheiro. Dissonância Cognitiva: mentiras. Lista + 10 + 11 + infografia. Ig Nobel. 1910. 2008. 2010. 2010. 2011. 2012. 2013. 2014. 2014. 2016. 2017. 2019. 2020. 2021. 2023. 2027. 2032. 2036. 2040. […]