O que existe para lá do Universo Observável?

universe

Um artigo interessante, em inglês, sobre algumas questões cosmológicas actuais, sobretudo a validade da teoria do Big Bang.
O artigo é baseado numa palestra apresentada na conferência da Sociedade Astronómica Americana, em Janeiro deste ano, em que se questiona o “momento da criação” do universo (não esquecer que o Big Bang foi previsto por um padre, que queria encontrar um momento da criação, para poder colocar Deus…).

Para vos abrir o apetite, deixo aqui parte do texto:
“There is a growing body of data and theory which question whether the Universe may have begun with a Big Bang 13.75 billion years ago.
Several leading cosmologists, such as Sean Carroll of CalTech and Neil Turok of Cambridge University challenge the prevailing model of a “Big Bang” and believe that in the future we will only look back in wonder at how anyone could have believed in a creation event which was refuted by so much evidence”.

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marcos Antonio on 27/01/2013 at 10:03
    • Responder

    Definir o que pouco conhecemos hoje em Cosmologia é tentar identificar um objeto em um quarto escuro! Ainda engatinhamos nessa incipiente compreensão do Universo. A física está engatinhando por razões de seus modelos serem dinâmicos ao tratar da matéria, que ao meu vêr , sequer sabemos o que é realmente. Adoro astronomia! É meu hobby e tem um “Chtan” para o campo filosófico, o que não poderia ser de outra maneira. Sou espiritualista neste ponto, e pensar assim não eleva a cegueira científica
    http://www.google.com/m/search?client=ms-samsung&channel=mm

  1. existe universo nao observavel??
    por favor me ajudem

  2. Eu vi uma matéria em algum canal do tipo natgeo ou discovery channel que dizia que estudiosos tinham comprovado que ao contrário do que se pensava , o universo está se expandindo em uma velocidade maior , ou seja , adquirindo energia , muitas pessoas pensavam que o universo iria contrair depois de uns bilhões de anos, o que está em questão é sobre o que tem depois do big bang como alguns acreditam , o big bang precisa se espandir para algum lugar ,isso é se o big bang realmente existir .
    Eu acho realmente fascinante e ao mesmo tempo amedrontador pensar na imensidade do universo e sobre os mistérios que existem nele , por exemplo buracos negros , que pessoas dizem que leva a um outro universo paralelo onde teriam espectros da gente mas diferente , pensar na morte e em deus , se deus realmente não existir , então nós morremos e simplesmente não seremos mais nada por toda a eternidade , se você parar para pensar sobre o que é eternidade você com certeza gelará a espinha , essas coisas infelizmente não estarei vivo para saber as respostas.
    Quando paro para pensar na morte lembro das pessoas que relatam experiencias de quase morte , onde essas pessoas não recebiam mas impulsos eletricos , tinham o coração parado e o cérebro inativo , e estas pessoas relatam após serem reanimadas o que aconteceu com elas , relatam ouvir os médicos falando e relatam ver o que os médicos faziam com elas .
    Todas essas coisas me fascinam , abraço

    1. O Universo está-se expandindo a velocidades cada vez vez maiores.

      abraços

        • alexandre on 27/04/2018 at 20:21

        como é possível??
        ent o que tá a querer dizer é: o universo é algo infinito??
        e se o universo que conhecemos hoje, estiver sempre de um outro conjunto de universos?
        Será que alguma vez vamos nós humanos conseguir sair do nosso sistema?? Já la vao 61 anos desde o inicio da corrida espacial e só agr eventualmente vamos a Marte!!! o Planeta mais proximo!!

        em 61 anos o maximo que conseguimos foi mandar um satélite para plutão e demorou anos!!
        É incrível como o BIG BANG começou com partícula muito menor que um átomo!!!

        A planeta Terra irá desaparecer daqui a uns milhares de anos, mas e esse essa causa n for provocada pelo próprio (idade), mas sim pela nossa estrela, O SOL, ou ent pela nossa galáxia, esta vir a fazer desaparecer, fazendo os outros também desaparecerem?

      1. Não entendo este seu comentário.
        Tem alguma pergunta estruturada para fazer?

        Quanto às perguntas exaltadas que fez no seu comentário, as respostas são:
        – Sim, o Universo é infinito.
        – A ideia do Multiverso tem várias críticas, várias delas já expostas aqui no blog.
        – Sim, vamos no futuro sair do nosso sistema solar.
        – O nosso planeta Terra já não terá vida à superfície como a actual dentro de 1 bilhão (no Brasil) de anos. Isso se deve ao Sol.

        abraços

  3. O Universo é, aquilo que é! Nós, aquilo que somos! E o que nós somos, ele é! E o que ele será não seremos nós…

    • António Castanheira on 09/11/2010 at 12:13
    • Responder

    “O que existe para além do universo observável?”

    Pois, essa é a grande questão!…

    Será que existe o que não é observável? Ou, reformulando a pergunta e remetendo para a mecânica quantica, algo só existe a partir do momento em que é observável?

    Mas, nesse caso, que dizer das galáxias distantes? São observáveis como eram há milhares de milhões de anos mas podem já não existir neste momento…

    É curioso como, ao longo dos últimos 30 anos, nos habituámos a usar o Big Bang como facto demonstrado para explicar o Cosmos, quando, na realidade, nunca passou de uma teoria para explicar (minimamente) a realidade observável…estamos agora entretidos a rebater o que nunca passou de uma teoria…

    Continuamos a analisar as profundezas do cosmos com as mesmas “armas” e com a mesma concepção mental que usamos aqui na Terra (nem poderia ser de outra forma, não sabemos outra) mas isso apenas nos vai revelando fatias infímas da realidade, uma realidade cuja compreensão provavelmente não estará ao alcance da nossa civilização, nem de nenhuma outra…(Fred Hoyle dizia que o designio do universo era entender-se a si próprio mas eu aqui não partilho do seu optimismo).

    Tal como a formiga que não entende o solo que pisa, ou o coelho que não percebe porque cresce a erva, nós só entendemos uma fracção infíma do nosso universo e estamos condenados a isso, digo eu…
    Por essa razão talvez se note um ressurgimento da religião nas sociedades, embora isso não seja para mim, prefiro fazer como a formiga ou o coelho…viver feliz e aos pulos enquanto cá andar e fazendo um pouco de ciência para me entreter!…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights