A Antárctica está cheia de vida. Tem uma diversidade de vida impressionante!
E na Antárctica tem-se encontrado vida complexa em sítios “impossíveis”.
O Lago Vostok é um lago da Antárctica que está isolado do resto do ambiente terrestre há cerca de 1 milhão de anos ou quiçá 15 milhões de anos!
Tem sido feita, à distância, muita investigação sobre este lago.
Em Maio de 2005, até foi encontrada uma “ilha” no centro do lago.
Agora foi autorizada a perfuração do gelo até ao lago, de modo a se retirar alguma água para se estudar o interior do lago.
Vejam este esquema no jornal Folha:
Há quem especule que o lago terá formas de vida totalmente desconhecidas, que seguiu uma evolução paralela há milhões de anos atrás.
Certamente que serão organismos muito antigos…
A investigação feita neste lago e a vida lá encontrada, deverá dar-nos bastantes conhecimentos sobre o que poderemos encontrar por baixo de Europa – lua de Júpiter -, e Encélado – lua de Saturno.
2 comentários
1 ping
Achei esta matéria interessantíssima e inusitada. O que ainda falta ser encontrado na Terra? A propósito, o que você acha da teoria de Terra Oca? Você sabia que em escala a Terra é 10 milhões de vezes maior que um ser humano? E que o ser humano é, em relação aos animais e insetos, uma raridade biológica?
Author
Adauto,
Não sei o que você entende por raridade biológica.
Quanto à Terra Ôca é um tremendo disparate, bastando para isso perceber um mínimo de matemática.
Já temos posts sobre isso aqui no astroPT.
abraços
[…] seja, neste lago, como noutros lagos subterrâneos na Antártica (ex: Vostok) anda-se a fazer muita ciência, sobretudo a relacionada com vida em condições extremas na Terra. […]