Planetas extra-solares peculiares

Recriação artística do Sweeps-10. Crédito: NASA, ESA, A. Schaller (for STScI)

Veja as recriações artísticas interessantes de 20 planetas extra-solares bastante peculiares. Clique aqui para ver.

1. Olá, João!

Sim, é verdade, é candidato. Mas por esse ponto de vista, também não deveriam constar no álbum o HD 188753 Ab, o Epsilon Eridani b e até o COROT-exo-3b.

Depois, verificando os créditos das recriações artísticas, temos:
    – NASA, ESA, G.F. Benedict (University of Texas, Austin);
    – NASA/JPL’s Planetquest/Caltech;
    – NASA, ESA, A. Schaller (for STScI);
    – ESO/OAMP.

Por tal, pergunto: haverá falta de rigor científico neste caso? Talvez. Mas vendo que o artigo aparece no Space.com e tendo em consideração os créditos supracitados, parece-me que se eles “facilitam” nesta situação, nós também poderemos facilitar…! 🙂

2. Amigos,
    Tanto quanto sei o SWEEPS-10 e seus irmãos de 1 a 16 com magnitudes entre os ~20 e ~25 ainda não passaram de candidatos a exoplanetas confirmados.
    Só o SWEEPS 4 e 11 foram confirmados e reconhecidos oficialmente como tal.
    A dificuldade em confirmar estes candidatos provenientes de um survey de 7 dias feito pelo telescopio espacial Hubble (HST) prende-se com as suas magnitudes. É dificil fazer espectros fiaveis e analizar convenientemente os dados da velocidade radial induzida pela massa de um planeta.
    Sem duvida que em cada nova descoberta se deita por terra todo o conhecimento que se tinha da formação e caracterização de sistemas planetários, há uma grande diversidade de sistemas e ainda estamos a iniciar a era dos survey por satelite.