Peixes do rio Hudson evoluíram e adaptaram-se à poluição

A natureza é fantástica!
Por mais que o Homem até a afecte negativamente (do ponto de vista humano), o certo é que seguindo as regras básicas de evolução, quem se adapta, sobrevive! Não só sobrevive, como até cresce em termos populacionais.

“Ao longo de três décadas, entre 1947 e 1976, duas fábricas de uma multinacional fizeram descargas no rio Hudson, em Nova Iorque, poluindo-o com 600 toneladas de um dos poluentes mais tóxicos e cancerígenos que se conhecem, o bifenilpoliclorado (PCB).
Investigadores da Universidade de Nova Iorque (NYU) e do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) estudaram recentemente o impacto desta poluição nos animais desse rio e foram surpreendidos quando constataram que um peixe local da família do bacalhau (Microgadus tomcod) adaptou-se de tal forma que, ao contrário de outros, que desapareceram, proliferou e é hoje encontrado em grandes populações.
Um estudo publicado na “Science” explica que o excesso de PCB induziu uma mutação que levou o peixe a evoluir e tornar-se resistente à grande quantidade de toxinas presentes na água. (…)”

Leiam o artigo completo, aqui.

Hooray para a natureza!!! 😀

1 comentário

  1. me fez lembrar das Tartarugas Ninjas hehehe

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.