Discovery regressa a casa

O vaivém espacial Discovery aterrou no Centro Espacial Kennedy às 1657:17UTC do dia 9 de Março de 2011, pondo assim um ponto final na sua 39ª viagem espacial e à sua longa história. As rodas do Discovery pararam às 1658:14UTC ao fim de uma viagem de 12 dias 19 horas 4 minutos e 50 segundos.

Após uma manutenção inicial o vaivém espacial será rebocado para as instalações do OPF-2 onde será desactivado. O Discovery será mais tarde entregue ao Smithsonian onde ficará em exposição permanente num museu.

Na próxima edição do Boletim Em Órbita será publicado um artigo completo sobre a missão STS-133 e sobre a história do vaivém espacial Discovery.

Para alguém que desde pequeno segue a exploração espacial, tanto o lançamento do Discovery como a sua última aterragem foram momentos únicos. Ao contrário do que aconteceu com as Soyuz, nunca terei a oportunidade de ver o lançamento de um vaivém espacial. Fica agora o vazio; faltará algo que me acompanhou nos últimos anos e que muitos de nós se habituaram a ter como garantido.

Com o regresso do Discovery é o princípio do fim de uma era, faltando agora o último voo do Endeavour em Abril e o último voo do Atlantis, em Junho.

Até um dia Discovery!

Imagem: NASA TV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights