a bolha de Abell 39

abell 39

Já falamos de várias bolhas espaciais, neste post.

A imagem acima é da APOD, da nebulosa planetária Abell 39.

A wikipedia diz isto sobre Abell 39:
“Abell 39 é uma nebulosa planetária na constelação de Hércules. (…) Encontra-se a cerca de 7000 anos luz da Terra. Com um diâmetro de cerca de 5 anos luz, Abell 39 é uma das esferas maiores da nossa galáxia; a grossura da envoltura esférica é de 0,33 anos luz. Estudos da nebulosa indicam que Abell 39 contém somente a metade de oxigénio do que no Sol. A estrela central, de magnitude 15,7, está evoluindo para uma anã branca quente. (…) Atualmente desconhece-se porquê se encontra deslocada 0,1 anos luz a respeito do centro da nebulosa.”

Outra imagem da APOD, mostra-nos a mesma nebulosa, mas com uma foto de outro telescópio:
abell

Basicamente, era uma estrela como o Sol, que se tornou uma gigante vermelha. A estrela depois contraiu expelindo as parte exteriores da atmosfera da gigante, há muitos milhares de anos atrás. Tornou-se uma anã branca, que está no centro dessa nebulosa planetária.

Este é o futuro do nosso Sol, daqui por alguns milhares de milhões de anos, se bem que não seja um facto que se irá ver uma bolha deste género no lugar do Sol. É que as nebulosas planetárias podem ter várias configurações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights