X-51A Waverider

waverider

O X-51A Waverider, uma nave com motor scramjet – move-se retirando oxigénio da atmosfera -, irá fazer um 2º teste, após o sucesso do 1º teste.

O objetivo final será um dia podermos viajar pelo espaço, sem precisarmos de levar combustível da Terra, mas retirando esse combustível das moléculas de hidrogénio existentes no “vácuo espacial”.

2 comentários

  1. Bruno,

    Esta nave retira oxigénio da nossa atmosfera.
    O objetivo é construir uma nave que retire hidrogénio do quase-vácuo…

  2. henrynagamatsu.org”O objetivo final será um dia podermos viajar pelo espaço, sem precisarmos de levar combustível da Terra, mas retirando esse combustível das moléculas de hidrogénio existentes no “vácuo espacial”.”

    Não é bem assim… O combustível você leva sim, é o oxigênio que usamos da atmosfera. E o motor scramjet funciona apenas na atmosfera. Para se chegar ao espaço deve-se usar motores foguete tradicionais no último estágio do voo. Foguetes ou motores hibridos jato/ramjet também são necessários na primeira fase do voo pois o scramjet só funciona em velocidades acima de Mach 4.

    O Brasil também investe nessa tecnologia, com o projeto 14-X (http://www.henrynagamatsu.org/) e a Austrália com o SCRAMSPACE e HiFIRE.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights