Hora do Planeta 2011

Hoje, dia 26 de Março, às 20:30, vai ser a Hora do Planeta.
earth hour

É algo que já tem acontecido no passado: 2010, 2009.
Este ano não é exceção.

Em Portugal, já aderiram cerca de 81 municípios.
“(…) a porta-voz da WWF em Portugal estima que entre um a dois milhões de pessoas desliguem as luzes no sábado em Portugal. O número poderá chegar às centenas de milhões em todo o mundo.
Quanto aos monumentos que se espera que fiquem às escuras na Hora do Planeta “são basicamente em Lisboa os mais emblemáticos”, como o Mosteiro dos Jerónimos, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei (Almada), Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos ou Castelo de S. Jorge. As novidades este ano são “as duas estações [ferroviárias], de Santa Apolónia e do Rossio, o Teatro D. Maria II e o Aqueduto das Águas Livres”, avançou Ângela Morgado, acrescentando alguns monumentos simbólicos fora da capital, como a Sé de Évora ou a Sé de Faro. (…)”

Para o site oficial em português, cliquem aqui.

Por todo o mundo vai-se apagar as luzes durante 1 hora, entre as 20:30 e as 21:30.

Podem aderir às páginas de Facebook, em português e internacional.

2 comentários

  1. Eu sou sincero: eu não percebo muito bem para que é isto 🙂

    Parece-me um pouco como os Concerto Live Earth, supostamente para salvar a Terra, com concertos de música.

    Ou seja, parece-me que é para deixar os humanos felizes com a sua consciência por fazerem algo que na verdade não tem resultados práticos.

    É tipo panela de pressão… há muitos humanos que não gostam de imensas coisas e gostavam de mudar o mundo, mas refugiam-se nestas actividade sem resultados práticos em que ficam contentes por a “pressão” ir saindo aos poucos, e assim continuar tudo na mesma.

    Posso obviamente estar enganado, mas parece-me que este tipo de “aliviar de pressões” faz pior do que continuar-se a “ferver” e provocar uma revolução… de pensamento.
    😉

    P.S.: de qualquer modo, aderi – mas não fico feliz só por ter aderido 😛

  2. É destas atividades que o mundo precisa.
    Porém, foi com alguma surpresa que reparei que nenhum dos objetivos desta “Hora do Planeta” consiste em consciencializar a população contra o problema da poluição luminosa, nem com os demasiados gastos em iluminação pública bem como a má utilização da mesma (os candeeiros muitas vezes apontam para o que não deviam, o céu, em vez de iluminarem as vias públicas).
    Infelizmente, isto é um problema com que os astrónomos têm de lidar sempre que fazem observações noturnas.

    Abraço

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.