Hora do Planeta 2011

Hoje, dia 26 de Março, às 20:30, vai ser a Hora do Planeta.
earth hour

É algo que já tem acontecido no passado: 2010, 2009.
Este ano não é exceção.

Em Portugal, já aderiram cerca de 81 municípios.
“(…) a porta-voz da WWF em Portugal estima que entre um a dois milhões de pessoas desliguem as luzes no sábado em Portugal. O número poderá chegar às centenas de milhões em todo o mundo.
Quanto aos monumentos que se espera que fiquem às escuras na Hora do Planeta “são basicamente em Lisboa os mais emblemáticos”, como o Mosteiro dos Jerónimos, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei (Almada), Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos ou Castelo de S. Jorge. As novidades este ano são “as duas estações [ferroviárias], de Santa Apolónia e do Rossio, o Teatro D. Maria II e o Aqueduto das Águas Livres”, avançou Ângela Morgado, acrescentando alguns monumentos simbólicos fora da capital, como a Sé de Évora ou a Sé de Faro. (…)”

Para o site oficial em português, cliquem aqui.

Por todo o mundo vai-se apagar as luzes durante 1 hora, entre as 20:30 e as 21:30.

Podem aderir às páginas de Facebook, em português e internacional.

2 comentários

  1. Eu sou sincero: eu não percebo muito bem para que é isto 🙂

    Parece-me um pouco como os Concerto Live Earth, supostamente para salvar a Terra, com concertos de música.

    Ou seja, parece-me que é para deixar os humanos felizes com a sua consciência por fazerem algo que na verdade não tem resultados práticos.

    É tipo panela de pressão… há muitos humanos que não gostam de imensas coisas e gostavam de mudar o mundo, mas refugiam-se nestas actividade sem resultados práticos em que ficam contentes por a “pressão” ir saindo aos poucos, e assim continuar tudo na mesma.

    Posso obviamente estar enganado, mas parece-me que este tipo de “aliviar de pressões” faz pior do que continuar-se a “ferver” e provocar uma revolução… de pensamento.
    😉

    P.S.: de qualquer modo, aderi – mas não fico feliz só por ter aderido 😛

  2. É destas atividades que o mundo precisa.
    Porém, foi com alguma surpresa que reparei que nenhum dos objetivos desta “Hora do Planeta” consiste em consciencializar a população contra o problema da poluição luminosa, nem com os demasiados gastos em iluminação pública bem como a má utilização da mesma (os candeeiros muitas vezes apontam para o que não deviam, o céu, em vez de iluminarem as vias públicas).
    Infelizmente, isto é um problema com que os astrónomos têm de lidar sempre que fazem observações noturnas.

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights