Soyuz TMA-21 ‘Gagarin’

A Rússia prepara-se para lançar a Soyuz TMA-21 baptizada com o nome de Yuri Gagarin em homenagem ao 50º aniversário do primeiro voo espacial tripulado que teve lugar a 12 de Abril de 1961 a bordo da Vostok-1.

As duas tripulações da Soyuz TMA-21 viajaram para o Cosmódromo de Baikonur a 22 de Março para iniciarem a fase final do seu treino e preparação para o lançamento.

A tripulação principal é composta pelos cosmonautas Alexander Mikhailovich Samokutyayev e Andrei Ivanovich Borisenko e pelo astronauta Ronald John Garan, Jr. Por seu lado, a tripulação suplente é composta pelos cosmonautas Anton Nikolayevich Shkaplerov e Anatoli Alexeievich Ivanishin e pelo astronauta Daniel Christopher Burbank.

Samokutyayev, Borisenko e Garan farão parte da tripulação da Expedição 27 como Engenheiros de Voo até à partida da tripulação da Soyuz TMA-20 composta por Dmitri Yuriyevich Kondratiyev, Paolo Angelo Nespoli e Catherine Grace Coleman. Kondratiyev é o actual Comandante da Expedição 27.

As duas tripulações da Soyuz TMA-21 chegaram a Baikonur em aviões separados e foram recebidos pelos membros da Comissão Técnica. Os respectivos comandantes referiram a sua prontidão para o treino final em preparação para o lançamento.

As duas tripulações da Soyuz TMA-21 levaram a cabo a primeira sessão de treino no cosmódromo a 23 de Março. Estas sessões de treino foram realizadas no interior da cápsula Yuri Gagarin e os cosmonautas tiveram a oportunidade de se ambientarem com a documentação de bordo, além de verificarem o conteúdo das cargas que serão lançadas na Soyuz TMA-21. Os cosmonautas e astronautas experimentaram também os fatos espaciais pressurizados Sokol-KV e os assentos individuais ergonomicamente personalizados.

A 24 de Março as tripulações da Soyuz TMA-21 levaram a cabo uma de muitas cerimónias que antecedem os lançamentos tripulados ao içarem as bandeiras dos países participantes na missão (Rússia e Estados Unidos) bem como a bandeira do Cazaquistão em frente do Hotel Cosmonauta em Baikonur. As tripulações pousaram depois numa sessão fotográficas com representantes das agências espaciais e das empresas estatais russas e concereram entrevistas aos representantes dos media.

Entretanto continuavam sem problemas os preparativos da cápsula Soyuz TMA-21 ‘Gagarin’. No dia 25 de Março a cápsula, já depois de abastecida com os propolentes e gases de pressurização necessários para as suas manobras orbitais, foi transportada de volta para as instalações de integração e montagem do MIK na Área 251. Aqui foram executadas as operações de processamento finais.

No dia 27 de Março a Gagarin foi acoplada com o compartimento de transferência. Este compartimento cilindrico permite a ligação física entre a cápsula e o estágio Blok I do foguetão lançador. No dia 29 de Março os especialistas da Corporação RKK Energiya ‘Sergei Korolev’ procederam à inspecção da cápsula e esta foi depois colocada no interior da carenagem de protecção.

No dia 31 de Março a tripulação da ‘Gagarin’ procedeu à inspecção da cápsula na sua configuração de lançamento além de tomar conhecimento do equipamento que será transportado a bordo. Neste mesmo dia a Gagarin foi transportada das instalações de processamento da Área 251 para as instalações de integração e montagem do lançamento na Área 112 onde o Módulo Orbital será acoplado aos estágios inferiores do foguetão lançador.

O Módulo Orbital do doguetão 11A511U-FG Soyuz-FG que colocará em órbita a Soyuz TMA-21 ‘Gagarin’, foi integrado com os estágios inferiores do lançador e este transportado para a Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur.

O lançamento da Soyuz TMA-21 está previsto para ter lugar às 2218:20UTC do dia 4 de Abril.

Imagens: RKK Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights