O que nos Representam as Estrelas? – Civilizações Antigas I

As estrelas apresentam algum significado desde sempre. Pelo seu mistério, pela sua beleza e pela curiosidade. Carl Sagan mostra-nos como pensariam, provavelmente, homo-sapiens pre-históricos acerca das estrelas.

Reparamos, também, que todas as civilizações antigas têm uma ligação às estrelas pelos seus escritos antigos.Davam nomes às figuras que imaginavam nas estrelas, ao ligá-las umas às outras. Depois inventavam estórias com essas figuras. As suas crenças e superstições dependiam da posição relativa das estrelas e também do Sol e da lua.

Mesoamericanos

“Os Maias acreditavam que o Universo era plano e quadrado e o Sol girava em torno da Terra. Havia o submundo, dominado pelos deuses da morte. O céu pertencia ao Sol e a Itzamna. Quando escurecia, os maias podiam ver as acções dos deuses nos desenhos das estrelas como o desenrolar de uma narrativa.” (daqui)

Algumas das constelações dos maias seríam escorpião, jaguares, serpente, morcego, tartaruga e tubarão. Tinham também um gémeos, em que um era porco.

Egípcios

Do outro lado do Atlântico, para os egípcios, a estrela Sirius era alvo de veneração e representava a Deusa Sothis, ou Isis Sotis, e o Deus Hermes Thot. O aparecimento na abóbada coincidia com a cheia do rio Nilo (aproximadamente 3.000 anos A.C.). A cheia vinha trazer prosperidade e fertilidade às terras inundadas. (daqui)

Sirius faz parte da Constelação de Canis Major e faz par com a Constelação de Canis Minor. Os dois cães pertencem e servem o caçador celeste Orion.

Era para Sírius que iam as almas dos Faraós e sacerdotes após a morte para “receberem instruções” e ganhar conhecimento.

Romanos

Na antiga Roma, sacrificavam-se cães em nome de Sírius.

Iremos ainda analisar quais as outras civilizações antigas que elaboravam representações estelares e quais as relações entre as representações nas diferentes civilizações. Houve alguma coincidência em olhar sempre para as mesmas estrelas? Houve coincidência em elaborar os mesmos desenhos nas estrelas? Ou houve alguma passagem de informação entre civilizações antigas? Os ETs andaram a espalhar as tradições de observação astronómica?

1. adorei a materia