Columbia, 30 anos

O primeiro lançamento do vaivém espacial Columbia ocorreu às 1200:04UTC do dia 12 de Abril de 1981.

Desde então, as viagens espaciais foram vistas de outra forma envoltos numa promessa que nos dizia que o acesso ao espaço seria para todos dentro de «poucos anos». Infelizmente, o vaivém espacial não foi capaz de cumprir a promessa e ainda hoje cada viagem tem os seus riscos.

Ainda me lembro de assistir a este lançamento, brincando com um pequeno avião que imaginada ser o vaivém espacial a partir no exacto segundo para viagens fantásticas pelo espaço… Há mesmo coisas que não se esquecem!

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • António Castanheira on 13/04/2011 at 14:38
    • Responder

    Rui,

    Tem razão, não houve nenhum pára-quedas de travagem, tratou-se de um fenómeno de “contaminação” com outras recordações posteriores…mas mantenho essa imagem da descida e a nave imobilizada na pista de Edwards, isolada, como se fosse algo totalmente estranho a este planeta, com a sensação de estar a assistir a um momento inédito na história.

    Ter propulsores de combustíveis sólidos na descolagem não era uma diferença assinalável em relação a outros lançamentos anteriores, pelo menos para um miúdo de 12 anos, pelo que não me chamou a atenção, como referi.
    Aliás, a grande inovação do shuttle era a reentrada da nave intacta, e foi isso que acabei por reter efectivamente…

  1. “Assisti em directo ao lançamento do Columbia em 12-4-81 mas este era um lançamento parecido com todos os outros…” O lançamento de um vaivém espacial é parecido com todos os outros???? Ok…

    António, tem a certeza que na primeira aterragem do Columbia se deu “a abertura do pára-quedas de travagem…”??? É curioso porque este sistema só foi introduzido pela primeira vez no vaivém espacial OV-105 Endeavour na sua primeira viagem e aterragem a 17 de Maio de 1992…

    • António Castanheira on 13/04/2011 at 01:42
    • Responder

    Assisti em directo ao lançamento do Columbia em 12-4-81 mas este era um lançamento parecido com todos os outros…

    O que realmente foi diferente foi a sua aterragem, também em directo (aqui sei que vi a cores), com os comentários de Eurico da Fonseca, primeiro um ponto negro minúsculo no ecrân, depois a nave escoltada por dois caças F-5, um rasto no ar causado pelas extremidades das asas em delta, o toque no solo com o trem traseiro, o descer muito lento do trem dianteiro, a abertura do pára-quedas de travagem…
    A nave imobilizada na pista, como se fosse alienigena, carros de apoio a aproximarem-se e a ser estabelecida uma quarentena…

    Momentos que, de facto, não se esquecem…

    Quanto à falta de destaque nos jornais sobre esta efeméride e a de Gagarin (assim como outros assuntos) já não espanta… (Honra ao “Público”, que ainda faz um esforço).

    Eu fiz uns textos sobre o tema, juntei fotos e diagramas da net e enviei por mail interno aos colegas de serviço e por mail pessoal aos amigos: Achei que, pelo menos esses, tinham direito a informação de qualidade sobre o assunto…

  2. Como a Novak foi visitar a “amiga”? 😛
    Ela também fez a distância de Houston a Orlando… 😛
    eheheheheheeh 😀

  3. Isso é que era!!!! Íamos todos visitar-te!!!

  4. O último lançamento é de certeza em Junho?
    Ou poderá ser adiado até aos meus anos… em honra a mim? 😛

  5. Apesar de já ter visto dois lançamentos das Soyuz TMA, nunca vi um lançamento de um vaivém e por este caminho jamais verei… Não querem fazer uma vaquinha para ir lá em Junho? Vá lá!!!…

  6. Eu vi em directo, pela TV, o acidente do Challenger… 🙁

    Sobre o Columbia, estava a dormir. Soube do acidente porque recebi telefonemas de jornalistas portugueses a perguntar-me se eu tinha visto… (é que os destroços caíram aqui no Texas).

    “Em 2006 estive em Cape Canaveral (…) Partiu no dia seguinte (…)”
    Viste o lançamento a partir da zona de turistas?
    😉

    • Maria João Nunes on 12/04/2011 at 10:40
    • Responder

    A 12 de Abril de 1981, o Mundo parou para ver a primeira missão do space shuttle (STS-1, Space Transportation System). Orbitando a Terra 36 vezes, o Columbia foi o primeiro vaivém a ser desenvolvido.
    O primeiro vôo do Columbia foi comandado por John Young (um veterano dos programas Gemini e Apollo) e pilotado por Robert Crippen, que nunca tinha estado no espaço, mas que tinha feito parte da tripulação de suporte das missões Skylab e Apollo-Soyuz. O Columbia foi lançado a 12 de Abril de 1981, no 20.º aniversário do primeiro vôo espacial humano, e regressou a 14 de Abril de 1981. Depois, o Columbia participou em mais três missões de pesquisa para testar as suas características técnicas e o seu desempenho. A sua primeira missão operacional, com uma tripulação constituída por quatro homens, a STS-5, foi lançada a 12 de Novembro de 1981. Nesta altura, ao Columbia juntou-se o Challenger, que executou as três missões seguintes.
    E o resto é História…
    O Challenger desintegrou-se a 28 de Janeiro de 1986, numa altura em que os lançamentos ainda eram transmitidos em directo pela RTP1. Tal como eu, milhões de pessoas assistiram em directo aos mais longos 73 segundos da história do programa espacial norte-americano.
    Também o Columbia já não existe. Desintegrou-se numa re-entrada na atmosfera, a 1 de Fevereiro de 2003, após uma missão de 16 dias no espaço. E eu, quando soube, chorei compulsivamente. Após tantos anos desde a tarde em que vi o lançamento do Columbia, tinha eu 6 anos, ainda hoje tenho um grande carinho por aquela nave tão estranha!

    Em 2006 estive em Cape Canaveral. Além de visitar as instalações da NASA abertas aos turistas, tive a oportunidade de estar o mais perto que alguma vez poderia estar de um space shuttle. Estive a 1 quilómetro do Discovery, já posicionado na sua plataforma de lançamento. Partiu no dia seguinte, em direção à ISS (International Space Station). E foi muito emocionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights