Descoberta nova forma de visualizar deformação do espaço-tempo

donut vortexes

“Quando dois buracos negros colidem, o espaço-tempo ao redor ondula como o mar durante uma tempestade.
Essa deformação do espaço e do tempo é tão complicada que os físicos não têm sido capazes de compreender em detalhes o que realmente acontece lá.
Pelo menos não até agora.
Combinando teoria com simulações de computador, Thorne e seus colegas desenvolveram ferramentas conceituais que eles apelidaram de linhas tendex e linhas vortex.
As linhas tendex e vortex descrevem as forças gravitacionais geradas pelo espaço-tempo deformado – elas são análogas às linhas dos campos elétrico e magnético, que descrevem as forças elétricas e magnéticas.
Usando suas novas ferramentas, eles descobriram que as colisões de buracos negros podem produzir linhas de vórtices que formam um padrão em forma de anel, espalhando-se a partir do novo buraco negro formado pela fusão, parecidos como anéis de fumaça.
Os pesquisadores também descobriram que esses feixes de linhas vórtex podem espiralar do buraco negro como a água que sai de um aspersor rotativo usado na irrigação de jardins.
Uma linha tendex irá rasgar qualquer coisa que se aproxime de um buraco negro.
As linhas vortex, ou vórtex, por outro lado, descrevem a torção do espaço – imagine uma toalha caindo aberta em um buraco negro: as linhas vórtex a farão torcer, como quando alguém torce uma toalha para lhe retirar o excesso de água.
Quando se agrupam muitas linhas tendex, elas criam uma região de forte alongamento, chamado tendex. Da mesma forma, um feixe de linhas vortex cria uma região que gira no espaço, chamado vórtice. (…)”

Leiam toda a notícia, em português, no Inovação Tecnológica, e em inglês, no Universe Today, CalTech, e artigo científico.