(O artigo completo pode ser consultado nas astronotícia do CAUP)
O Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) foi criado no dia 4 de Maio de 1989, na Reitoria da Universidade do Porto, como associação científica e técnica sem fins lucrativos e posteriormente reconhecida de utilidade pública. Tem como membros fundadores a Universidade do Porto e a Fundação Gomes Teixeira.
Passados 22 anos o CAUP é o maior e o mais produtivo centro de investigação nacional nas áreas de Astronomia e Astrofísica, sendo uma instituição de referência, na linha da frente da investigação produzida nas Ciências do Espaço. Como consequência desde trabalho, desde 2000 que o CAUP tem a classificação de excelente, obtida nas avaliações internacionais efectuadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
De acordo com os dados do ISI Web of Science, até Abril de 2011 o CAUP produziu 527 artigos científicos em revistas internacionais, a maioria com elevado factor de impacto (entre elas 2 artigos na Nature e 3 na Science), com um total de 13 218 citações. Isto representa uma média de 25,08 citações por artigo, correspondendo a 1,75 vezes a média mundial na área, o que faz do CAUP um dos mais competitivos centros de investigação nacional.
Actualmente o CAUP é instituição de acolhimento de 30 investigadores doutorados, provenientes de diferentes instituições nacionais e com várias nacionalidades, que desenvolvem a sua actividade integrados em duas grandes equipas:
Origem e Evolução de Estrelas e Planetas
Galáxias e Cosmologia Observacional.
Desde a sua criação que, além da investigação, o CAUP tem como missões complementares a promoção da cultura cientifica e o apoio ao ensino formal e informal. Como estratégia de comunicação o CAUP tenta incorporar nas suas actividades exemplos da excelência da Astronomia feita em Portugal, sempre que possível enquadrada no contexto da participação nacional nos grandes projectos europeus, como por exemplo o Observatório Europeu do Sul (ESO) e Agencia Espacial Europeia (ESA). Anualmente o CAUP envolve cerca de 40 mil pessoas nas suas actividades de promoção da cultura científica, com particular participação de jovens estudantes.
Aproveitando esta efeméride o CAUP apresenta também uma página de entrada actualizada.
E como não há futuro sem história, a prof. Teresa Lago, primeira directora do CAUP, escreveu também um artigo sobre a criação do CAUP.
5 pings
[…] AstroPT: 2012 – Fim do Mundo […]
[…] AstroPT: 2012 – Fim do Mundo […]
[…] 2012 – Fim do Mundo […]
[…] AstroPT: 2012 – Fim do Mundo […]
[…] um povo extraordinário e juntos podemos fazer mais (veja-se o que já fizemos pela ciência ao longo da História).O desafio que vos coloco é: deixem nos comentários o concelho/país onde estão neste momento. E […]