Campos Magnéticos Cósmicos

Dados do campo magnético da Galáxia M51. Credit: MPIfR Bonn.

A próxima geração de telescópios prometem uma revolução na observação especial: mapear os campos magnéticos das galáxias com um enorme detalhe.

Ao nível estelar, os campos magnéticos desempenham um papel fundamental na formação de estrelas, permitindo que uma proto-estrela perca momento angular. Essencialmente, o movimento de rotação da protoestrela é retardado por uma força de arraste, provocado pelo campo magnético, contra o disco de acreção circundante.

No nível galáctico, discos de acreção ao redor de estrelas com a dimensão dos buracos negros criam jatos que injetam material ionizado e quente no meio interestelar – enquanto que a região central de buracos negros supermassivos pode criar jatos que injetam esse material para o meio intergaláctico.

Dentro das galáxias, os campos magnéticos “semente” podem surgir a partir do fluxo turbulento de material ionizado, talvez mais agitado por explosões de supernovas. Em galáxias de disco, os campos de semente pode ser ampliado ainda mais por um efeito do dínamo de corrente, sendo atraídos para o fluxo de rotação da galáxia no seu todo. Nessa escala galáctica os campos magnéticos são muitas vezes vistos em padrões espirais, formando-se em toda a galáxia de disco, bem como mostra alguma estrutura vertical.

Campos de sementes semelhantes podem surgir no meio intergaláctico – ou pelo menos no espaço entre clusters de galáxias. Não está claro se os grandes espaços vazios entre os aglomerados galácticos conteria uma densidade suficiente de partículas carregadas para gerar campos magnéticos significativos.

A força média, entre clusters galácticos, dos campos magnéticos tem valores na ordem 3 x 10-6 gauss (G), que não é muito. A média do campo magnético da Terra é de 0,5 G e um íman (por exemplo para colocar no frigorífico) é de cerca de 50 G. No entanto, esses campos entre clusters oferecem a oportunidade de rastrear interações passadas entre as galáxias (por exemplo, colisões ou fusões) – e, talvez, para determinar qual o papel desempenhado pelos campos magnéticos no início do universo, particularmente na formação das primeiras estrelas e galáxias.

Os campos magnéticos podem ser indiretamente identificados através de uma variedade de fenómenos:
• A luz é parcialmente polarizada pela presença de grãos de poeira, que são atraídos para uma determinada orientação por um campo magnético e, em seguida,deixar passar apenas a luz em um determinado plano.
• Numa escala maior, a rotação de Faraday entra em jogo, onde o plano de luz polarizada já é rodado na presença de um campo magnético.
• Há também a separação de Zeeman, onde as linhas espectrais – que normalmente permite identificar a presença de elementos como hidrogénio – podem tornar a divididir-se quando a luz passa através de um campo magnético.

fonte: PhysOrg.com