Desafio Madrugador, Caçar Planetas

Olá amigos madrugadores. Aqui vai um desafio para quem se levanta cedinho ou mesmo para aqueles que não têm medo de se levantar mesmo antes do Sol despontar no horizonte. Se está numa destas categorias poderá ver este espectáculo natural, composto por quatro planetas.

Durante as próximas madrugadas, cerca de meia hora antes do Sol nascer, poderá com a ajuda de uns binóculos observar 3 planetas ao mesmo tempo dentro do campo de uns comuns binóculos de 7×50. Este trio planetário é composto por Vénus (a estrela da manhã), Mercúrio, e mais à esquerda, Júpiter.

Movendo os binóculos um pouco mais para a esquerda, poderá colocar dentro do mesmo campo de visão Marte e Júpiter. Mas a nota mais positiva vai para os dias 11 e 12 de madrugada, onde poderá tentar ver este quarteto todo ao mesmo tempo dentro do mesmo campo de visão. A não perder!

E já agora que se levantou tão cedo, que tal apreciar um belo nascer do Sol? É bonito, não é? Se nunca viu um nascer do Sol, saiba que pode ser tão belo e tão fantástico de apreciar como qualquer por do Sol.

Finalmente, ao anoitecer a poente, não esquecer de observar a Lua em crescente, com a brilhante Capella à sua direita e Aldebaran logo em baixo.

Boas observações!

1 comentário

  1. Vi agora esta notícia http://www.boasnoticias.pt/noticias_Austr%C3%A1lia-4-planetas-alinhados-num-raro-esp%C3%A9taculo-_6618.html.
    Este alinhamento é assim tão raro? Também não percebo a razão pela qual apenas se referem à Austrália, visto que em Portugal também se pode ver, mas ao Nascer-do-Sol e não durante a noite, será por isso? 😛
    Abraço. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights